qualidade em sistemas logisticos

Páginas: 9 (2027 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2013
Qualidade em Sistemas Logísticos

INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de uma proposta de sistema de controle de qualidade e produtividade. Faremos considerações tanto sobre a qualidade como sobre a produtividade, procurando extrair conclusões sobre as virtudes e as deficiências do Transporte Urbano que afetam a vida da População urbana. Diante da perspectivadesregulamentação do mercado, privatização e concessão dos serviços de transporte, a qualidade passou a ser um dos mecanismos de controle e
remuneração do serviço. As empresas operadoras têm buscado a sua capacitação através do
aumento de eficiência de seus processos internos, da agregação de variáveis de qualidade internas e externas e principalmente da interação com o passageiro do sistema de transportepúblico.

Conceitos de qualidade e produtividade no transporte urbano de passageiros

No setor de transporte urbano de passageiros, a visão conceitual direciona-se para a satisfação plena do usuário e para a precisa identificação do tipo de oferta desejada. Já o conceito mais comum de produtividade incorpora a relação entre o produto obtido e os insumos utilizados no processo de produção. Umagestão moderna precisa considerar, de forma equilibrada, as noções de qualidade e produtividade, Lima (1996), aponta um método de gestão da produtividade com qualidade no transporte coletivo urbano por ônibus é um procedimento destinado a selecionar, comparar, calcular e analisar atributos e respectivos indicadores de qualidade, sem prejuízo da sua produtividade, para promover a melhoria contínua doserviço.
Em relação ao planejamento da empresa, informações obtidas da execução alimentam modelos de tomada de decisão, os quais determinam a forma como os recursos disponíveis capitais, pessoal, material e equipamento serão aplicados.


Figura 1: Representação do sistema, adaptado para empresas de Transporte Público de passageiros,
(Oliveira, 1997).

Processo e fatores de produção dotransporte urbano de passageiros

Um processo produtivo, na área de serviços, pode ser visto como a forma pela qual se transformam recursos de entrada a fim de criar serviços úteis de saída. Os recursos de entrada de uma empresa operadora de transporte urbano de passageiros são veículos, pessoal de operação, pessoal de manutenção, pessoal administrativo e equipamentos diversos que são utilizadospara disponibilizar uma oferta de transporte publico urbano. Como resultado final deste processo, têm-se os passageiros transportados aos seus destinos. Para que este processo produtivo preencha as expectativas dos usuários dos serviços não podemos deixar de atender com nossa responsabilidade comum do dia-a-dia, como por exemplo: os pontos de paradas, estações e terminais devem estar adequados paraatender a demanda do usuário, o veículo deve cumprir o horário previsto de passagem, os motoristas e cobradores devem atender de forma humana e educada para que o passageiro venha ter uma viagem tranquila, os usuários devem chegar ao seu destino dentro do tempo previsto e as vias utilizadas devem apresentar condições no mínimo razoáveis de pavimentação nas suas diversas formas.
Em se tratando daprodução do serviço de transporte de passageiros, não se pode deixar de levantar alguns problemas especiais inerentes ao processo, que muito frequentemente contribuem para um desempenho operacional não satisfatório na opinião dos passageiros, como por exemplo: realização de viagens com atrasos, viagens não realizadas e quebra de veículos no transcorrer da viagem, dentre outros. Em geral,solucionar tais problemas exige maiores cuidados, tanto na elaboração do planejamento, no que se refere à determinação das frequências, definição da tabela de horários, alocação da frota e alocação de pessoais condutores, como no planejamento e controle da manutenção da frota, observando rigorosamente os prazos para realização das manutenções previstas pelos fabricantes dos veículos.

Ciclo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Qualidade em sistemas logisticos
  • qualidade em sistemas logísticos
  • Qualidade em Sistemas Logísticos
  • Qualidade sistemas logísticos
  • Atps
  • qualidade em sistema logistico
  • Qualidade no sistema logístico
  • Qualidades no sistemas logísticos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!