Qualidade do Ar

Páginas: 7 (1509 palavras) Publicado: 21 de outubro de 2013



RESÍDUOS NA INDÚSTRIA DE
LATICÍNIOS









Curvelo
2013
Introdução
A indústria de laticínios ocupa lugar de destaque em nível mundial por ser geradora de produto básico para a nutrição e saúde humana, este setor de fundamental importância para o desenvolvimento econômico.
A indústrias de laticínio representam um setor agroindustrial de elevado potencial gerador deresíduos.
Os efluentes dessas industrias são principalmente os gerados a partir da lavagem de equipamentos, pisos e o esgoto sanitário gerado. Vale destacar que há de emissão de metano por parte das vacas, que neste caso será as responsáveis por toda a produção, e esse gás contribui em grandes escala para o efeito estufa.
A fim de minimizar aos impactos negativos gerados pelo lançamento de efluentesnão tratados estão sendo criadas atualmente ETE’S (estações de tratamento de esgoto), a fim de minimizar os impactos vindouros dessas e de inúmeras outras empresas e/ou efluentes domésticos.

Histórico do Poluente
Dentre os principais poluentes gasosos emitidos direto ou indiretamente para a atmosfera por essa indústria podem ser destacados os de fermentação anaeróbicas que dá origem ao CO2 eao CH4 .
O metano é um gás incolor, sua molécula é tetraédrica e apolar (CH4), de pouca solubilidade na água e, quando adicionado ao ar se transforma em mistura de alto teor inflamável. É o mais simples dos hidrocarbonetos.
Cerca de 60% da emissão de metano no mundo é proveniente de ações antrópicas, vindo principalmente da agricultura.
Durante os últimos 200 anos, a concentração deste gás naatmosfera aumentou de 0,8 para 1,7 ppm. O metano era originariamente chamado gás dos pântanos e é o principal constituinte do biogás, pois pode ser produzido pela digestão anaeróbica de matéria orgânica, como lixo e esgotos.

Principais Emissões Atmosféricas
Entre as emissões atmosféricas provenientes da indústria de laticínio podemos citar, a queima de combustível utilizado no transporte doleite até a indústria, a queima da madeira no processo de pasteurização do leite, e principalmente a emissão do gás metano (principal responsável pelo efeito estufa) por parte dos ruminantes, que são responsável para a manutenção no leite na indústria.

Histórico de Acidentes relacionados

Indústria de laticínios de Goiás é multada em R$ 100 mil por poluir rio.

Empresa Itanbé foi multadapela Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma)). Ela é acusada de poluir um dos principais rios do estado, o Rio Meia Ponte, e foi multada em R$ 100 mil.
Segundo a empresa Saneamento de Goiás (Saneago), a Itambé foi detectada como um dos 22 maiores poluentes do Meia Ponte. “Isso é um dano inestimável, até porque ainda não sabemos falar qual a extensão do problema ambiental que isso vai causar”,explica o presidente da Amma, Pedro Henrique Gonçalves Lira.

Além da notificação, a equipe da Amma vistoriou a estação de tratamento do esgoto industrial da empresa. “Eles alegaram que foi um acidente que aconteceu em 2009”, contou o gerente de monitoramento ambiental da Amma, Ramiro Cristiano Menezes.
O local onde a empresa estaria jogando seus dejetos no rio é o mesmo por onde também éliberado o esgoto já tratado. Segundo técnicos da Amma, no dia 19 de outubro, para cada litro de água que caía no rio, a indústria jogava 250 mililitros de dejetos. Isso representa, segundo o órgão, 250 vezes a mais que o permitido pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).
Em nota, a Itambé informou que houve problema nos equipamentos e na tubulação da indústria no dia 19 de outubro, devido àsvárias quedas de energia, mas que tudo foi resolvido rapidamente sem causar danos. Ainda de acordo com a Itambé, na visita desta terça-feira (25) a Amma certificou a normalidade das operações.


Doenças relacionadas a essa emissão
Gás metano é um gás inflamável inodoro, incolor, usado para criar luz e calor. Decaimento natural, incluindo o decaimento em aterros sanitários, esgotos e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • qualidade do ar
  • Qualidade do Ar
  • Qualidade do ar
  • “QUALIDADES DO AR”
  • Qualidades do Ar
  • Qualidade do ar
  • Medição da qualidade do ar
  • Qualidade do ar e atmosfera

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!