Qualidade do ar em hospitais

Páginas: 6 (1321 palavras) Publicado: 8 de setembro de 2014
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
SETOR DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA GERAL




BRENDA OLINEK
ELIFAZ HARÃ ROSARIO OLIVEIRA





QUALIDADE DO AR EM CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO: ANÁLISE DE FUNGOS E BACTérias
Título: Qualidade do ar em consultório odontológico: análise de fungos e bactérias


Palavras-chave: qualidade do ar interno, ambiente deconsulta clínica, bioaerossóis, bactérias, fungos, saúde.

Resumo
A qualidade de vida das pessoas está diretamente relacionada ao ar que respiram. Em ambientes de consulta clínica a poluição do ar e a não comunicação com o ambiente externo pode aumentar a ocorrência de infecções e afetar o tempo de recuperação de pacientes.
A partir da década de 70, com o aumento do uso de aparelhos de arcondicionado, observou-se o acúmulo de poluentes de ar e bioaerossóis em edifícios selados. Estes materiais biológicos são transportados por via aérea e são compostos de micro-organismos, fungos, bactérias, fragmentos celulares e poeira. Os fungos e as bactérias são capazes de sobreviver em ambientes secos por longos períodos. Fatores como umidade, ventilação reduzida, sistemas de aquecimento e arcondicionado permitem a proliferação destes organismos, que consequentemente alteram a qualidade do ar interno podendo prejudicar a saúde das pessoas que frequentam estes locais.
O objetivo deste trabalho foi realizar a análise de bioaerossóis, em específicos fungos e bactérias, poluentes do ar em uma sala de atendimento odontológico localizado dentro da Universidade Estadual de Ponta Grossa, relacionandoos resultados com a qualidade do ar em um ambiente interno.





Introdução
A qualidade de vida das pessoas está relacionada entre outros itens à qualidade do ar que respiram. Os contaminantes biológicos (bioaerossois) como fungos, bactérias, algas e ácaros, presentes tanto em ambientes externos como internos, utilizam substratos variados para multiplicação.
Em ambientes externos osbioaerossóis são mais facilmente dispersos pelo ar, diferentemente de ambientes internos onde os sistemas de condicionamento de ar e a pouca comunicação com o ambiente externo facilita a proliferação destes contaminantes.
A qualidade do ar interno é influenciada por diversos fatores como temperatura, umidade, taxa de renovação do ar interno, dióxido de carbono (CO2), elementos químicos presentes nosmateriais de construção de edifícios e agentes microbiológicos. Os ambientes artificialmente climatizados por aparelhos específicos sofrem bloqueio de comunicação com o ambiente externo facilitando o desenvolvimento e dispersão de microorganismos no ar de interiores. Os bioaerossóis, quando dispersos no ar interno, podem causar alergias, irritações e doenças ( Grigorevski-Lima et al., 2006; Lima dePaula, 2003). O indivíduo é contaminado quando o microorganismo é inalado, ficando preso no trato respiratório em local propício para seu desenvolvimento. A Organização Mundial de Saúde (OMS) realizou um estudo no qual se observou que a poluição do ar de interiores é o oitavo mais importante fator de risco, responsável por 2,7% dos casos de doenças no mundo (WHO, 2008).
Segundo a Resolução – REnº 9 da ANVISA (BRASIL,2003), referente a qualidade do ar interior em ambientes artificialmente climatizados de uso público e coletivo O Valor Máximo Recomendável –VMR, para contaminação microbiológica deve ser < ou = 750 UFC/m3 de fungos (unidades formadoras de colônia por metro cúbico de ar).
Há uma grande variedade de fungos e bactérias responsáveis por diversos casos de patologia. Bactériascomo Staphylococcus aureus, Pseudomonas aeruginosa e Enterococcus spp. se apresentam como as principais causadoras de infecções hospitalares desde a década de 40 e 50 ( FUNKE e CASE, 2005).
Com o atual sistema econômico das sociedades desenvolvidas e em desenvolvimento, o crescimento das cidades e o sedentarismo, grande parte da população tende a passar cerca de 80% do tempo em ambiente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Qualidade de ar
  • Qualidade do Ar
  • qualidade do ar
  • Qualidade do Ar
  • Qualidade do ar
  • “QUALIDADES DO AR”
  • Qualidades do Ar
  • Qualidade do ar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!