qualidade de vida

Páginas: 12 (2807 palavras) Publicado: 19 de junho de 2013
A qualidade de vida relacionada à aptidão física e saúde
La calidad de vida relacionada a la aptitud física y la salud
Universidade Federal do Paraná
(Brasil) Raul Roscamp
Maria Gisele dos Santos
mariagisele@yahoo.com



Resumo
O objetivo deste estudo e analisar a qualidade de vida relacionada à aptidão física e saúde. A qualidade de vida é de fundamental importânciapara se entender as relações do ser humano com a percepção de como está sua saúde. A expressão “qualidade de vida” surgiu em meados dos anos 1960 tendo motivação política pelo discurso do presidente americano na época, Lyndon Johnson, no qual defendeu que o progresso social é avaliado pela qualidade de vida e não pelo balanço dos bancos (CASAGRANDE, 2006).
Unitermos: Qualidade de vida.Aptidão física. Saúde.

EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 16, Nº 161, Octubre de 2011. http://www.efdeportes.com/

1. Introdução A expressão “qualidade de vida” ainda não está bem definida. Não há consenso entre os autores sobre o que é qualidade de vida, o que se tem hoje é uma discussão ampla acerca da sua definição e que segundo vários pesquisadores da área, éum conceito subjetivo e multidimensional (PINTO NETO E CONDE, 2008) compreendendo uma realização harmoniosa e equilibrada em todos os níveis como: saúde, família, trabalho, lazer (RAMOS, 1995; MINAYO ET. AL., 2000; TAKAHASHI, 2004) e não somente correlacionada à existência ou não de morbidades (TOSCANO, 2009). O estudo desta área é de fundamental importância para se entender as relações do serhumano com o meio que o cerca os quais fundamentam as diferenças entre cada um, por exemplo, cultura, expectativas, objetivos e padrões (WHOQOL GROUP,1995). Pesquisadores tanto da área de Educação Física, Medicina Esportiva e do Exercício já provaram em diversos estudos que tanto a inatividade física como a baixa aptidão física são prejudiciais à saúde portanto diminuem a qualidade de vida (ARAÚJO EARAÚJO, 2000). Segundo os autores, a população já começa a perceber que o exercício físico melhora a qualidade de vida, mas muitos ainda não têm acesso por questões financeiras, oportunidade ou até mesmo pela cultura familiar. De todas as faixas etárias, a idosa é a que mais se beneficia com a atividade física regular, pois através dela os riscos de muitas doenças comuns nesta fase são diminuídos(NIEMAN, 1999; ACMS, 1999). O objetivo deste estudo foi reunir, através de revisão de literatura, as principais definições existentes acerca de qualidade de vida e a correlação desta com a atividade física e a população idosa.
2. Qualidade de vida A qualidade de vida é de fundamental importância para se entender as relações do ser humano com a percepção de como está sua saúde. A expressão“qualidade de vida” surgiu em meados dos anos 1960 tendo motivação política pelo discurso do presidente americano na época, Lyndon Johnson, no qual defendeu que o progresso social é avaliado pela qualidade de vida e não pelo balanço dos bancos (CASAGRANDE, 2006). De acordo com Ferreira (2008), as discussões sobre qualidade de vida surgiram logo após o final da Segunda Guerra Mundial, quando seinterpretava e se discutia principalmente o efeito de posse material na população, após isto numa análise mais aprofundada correlacionou-se educação, saúde, bem-estar entre outros aspectos refletidos também no modo de vida da população. Não há uma definição estabelecida sobre qualidade de vida por ser uma área subjetiva, mas há entre os estudiosos que está deve ser analisada multidimensionalmente,sendo muito influenciada pela educação e questões socioculturais (PINTO-NETO E CONDE, 2008). Ramos (1995) entende qualidade de vida como um conjunto harmonioso e equilibrado de realização em todos os níveis, como: saúde, trabalho, lazer, sexo, família e desenvolvimento espiritual. Qualidade de vida é a percepção do indivíduo de sua posição na vida, no contexto da cultura e sistema de valores nos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Qualidade de vida
  • Qualidade de vida
  • Qualidade de vida
  • Qualidade de vida
  • Qualidade de vida
  • Qualidade de vida
  • QUALIDADE DE VIDA
  • qualidade de vida

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!