Qualidade de Vida: Uma Questão de Perceber Estudo de caso sobre a concepção de qualidade de vida e os desafios sócio-ambientais enfrentados pela Rua Afonso Santana, no Bairro São Dimas/SJdR

4648 palavras 19 páginas
Qualidade de Vida: Uma Questão de Perceber

Estudo de caso sobre a concepção de qualidade de vida e os desafios sócio-ambientais enfrentados pela Rua Afonso Santana, no Bairro São Dimas/SJdR

Introdução

A forma como os indivíduos agem em relação ao ambiente em que se encontram, bem como uns com os outro, é influenciado pela percepção deste ambiente e das relações estabelecidas ali.
A partir deste pressuposto, o presente trabalho visa analisar a percepção ambiental dos moradores da Rua Afonso Santana, em São João del Rei, com relação ao ambiente físico e social da referida rua, a luz dos fundamentos da Psicologia Ambiental.
Será feita também uma análise da influência desta percepção na concepção de qualidade de vida destas pessoas e a construção de uma avaliação coletiva da qualidade de vida naquela rua.
Além disso, propõe-se uma análise das relações dos moradores entre si e com o ambiente onde estão inseridos.

Contexto Teórico

A influência da percepção ambiental para na noção de qualidade de vida

Percepção ambiental, apego e identidade de lugar Há muito, o interesse pela influência do ambiente sobre o comportamento humano e, consequentemente, deste comportamento sobre a constituição do ambiente vem sendo objeto de estudo. Porém, foi depois da adoção do tema pela Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (1983) das Nações Unidas e da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, a ECO-92, que o tema tomou maiores proporções no cenário mundial.
A ação do homem sobre o ambiente e as modificações que esta ação é capaz de realizar, bem como a inversa influência do ambiente físico sobre os comportamentos humanos é objeto da investigação de várias áreas do saber que o homem vem contruindo ao longo do tempo, entre elas a psicologia tem grande interesse sobre esta relação.
A Psicologia Ambiental é a área da Psicologia que tem como enfoque o

Relacionados