Qualidade de vida setor de manutenção

Páginas: 56 (13811 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2011
1 INTRODUÇÃO

1 Apresentação

Nos dias atuais para uma empresa ser competitiva e obter resultados satisfatórios essa deverá aperfeiçoar todos os processos organizacionais. Este é um assunto que vem despertando cada vez mais a atenção dos empresários quanto à importância dos aspectos físicos e ambientais para seus colaboradores, a fim de obter maior eficiência na produtividade.Inúmeros programas visando a QVT para os colaboradores vêm sendo desenvolvidas atualmente nas organizações, desde redução de carga horária, Participação nos Lucros e Resultados, Ginástica Laboral, Bônus por alcance de Metas, Visita de filhos a empresa, Auxilio bolsa de estudos e cursos de línguas, premiação por tempo de casa e muitos outros que comprovadamente são incentivos aos colaboradores quanto ametas de produtividade e lucratividade das organizações.
Para Chiavenato (2004) “a Qualidade de Vida no Trabalho assimila duas posições antagônicas: de um lado, a reivindicação dos empregados quanto ao bem-estar e satisfação no trabalho; e, de outro, o interesse das organizações quanto aos seus efeitos potencias sobre a produtividade e a qualidade”.
A importância da Qualidade de Vidano Trabalho surge do fato de as pessoas passarem mais de 8 horas por dia no ambiente de trabalho, durante pelo menos 35 anos de suas vidas. Assim, o desenvolvimento da qualidade de vida e sua evolução, esta relacionada ao avanço dos métodos de produção e ao entendimento do valor do colaborador como membro essencial ao processo produtivo, onde a empresa consegue visualizar que só obterá satisfaçãode seus clientes externos, quando ela se comprometer em satisfazer as necessidades dos seus clientes internos, que são os grandes responsáveis pelos produtos e pelo sucesso da organização.
Neste sentido, a QVT é vista como estratégia competitiva de diferencial de mercado, cujo desenvolvimento através de programas pode elevar o nível de satisfação do trabalhador e contribuir, conseqüentemente, nalucratividade das organizações.
Portanto, o tema do trabalho é definido como a Qualidade de Vida no Setor de Manutenção, sendo um estudo de caso.

2 Problematização

O crescente aumento da competitividade, as transformações tecnológicas, estruturais e econômicas, vem despertando cada vez mais a atenção dos empresários quanto à necessidade da QVT nas organizações. Nessecontexto, cada vez mais as empresas têm implantado ações e programas de QVT e têm visto isto não mais como custo, mas como parte do investimento para melhorar a qualidade de seus produtos e serviços, melhorar o desempenho geral da empresa, assim como melhorar a sua imagem perante aos seus trabalhadores e clientes.
Diversos fatores do trabalho empregam procedimentos que podem comprometer a saúde equalidade de vida no trabalho, por isso, a organização deverá abranger o melhoramento dos processos que estes realizam. Hoje, os trabalhadores enfrentam situações críticas em busca de sua subsistência, exige-se dos trabalhadores eficiência e alta produtividade em tempo limitado, porém, cada vez mais em condições inadequadas de trabalho, com problemas relacionados ao ambiente físico (equipamentos,iluminação, modos de produção) e ambiente psicológico (jornada de trabalho, informação e perspectivas, integração social, falta de incentivos ao uso de suas habilidades, entre outros). Tais condições acabam levando a insatisfações, cansaços excessivos, queda de produtividade, problemas de saúde e acidentes de trabalho, prejudicando tanto ao trabalhador, quanto a empresa como um todo.
Criarcondições suficientes para melhorar a qualidade de vida no trabalho é fundamental para que os trabalhadores atinjam metas e alcancem um bom desempenho organizacional. Portanto, o problema do tema abordado trata-se:
• Visto que o setor de manutenção acarreta funções que pode prejudicar a saúde física e mental do trabalhador, cogita-se a seguinte questão: A atual forma de organização do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Setor sucroalcooleiro e qualidade de vida dos
  • Manutenção na qualidade de vida de paciente hemofilico
  • relaCIONAR O SONO A MANUTENÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DO INDIVIDUO
  • serviço social e setor privado qualidade de vida do trabalhador
  • Ambiente de qualidade no setor de manutenção com aplicação do programa 5s e gerenciamento de resíduos.
  • Manutenção na qualidade
  • manutenção da vida
  • Qualidade na Manutenção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!