QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Páginas: 14 (3391 palavras) Publicado: 1 de junho de 2015
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: SEGURANÇA, HIGIENE E PREVENÇÃO DE ACIDENTES.


THALITA AGUILAR


RESUMO


Esse artigo tem como principal objetivo identificar como que a qualidade de vida associada com a higiene e segurança no ambiente de trabalho podem contribuir para prevenir ou minimizar os riscos de acidentes de trabalho ou de doenças ocupacionais e proporcionar motivação aos colaboradores.Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de caráter descritivo e qualitativo de análise dos dados colhidos através do estudo realizado em livros e artigos relacionados ao tema. Pôde-se observar que a abordagem da qualidade de vida nas organizações mostra-se emergente e de grande importância na atualidade das empresas. Verificou-se também que há uma relação direta entre a qualidade de vida e amotivação dos colaboradores e satisfação com o trabalho. Como resultado foi possível concluir que abordar qualidade de vida nas empresas é mais que um benefício para o colaborador, é uma necessidade de grande importância para que o maior patrimônio da organização, o trabalhador, tenha condições para desempenhar com eficácia, suas tarefas, de modo que todos saiam ganhando, empregador e colaborador.Palavras-chave: Qualidade de Vida no Trabalho; Higiene, Segurança; Acidentes, Doenças Ocupacionais e Motivação.












1. INTRODUÇÃO

Os primeiros estudos acerca das relações humanas no trabalho, bem como a influência do ambiente no resultado e produtividade dos funcionários, tiveram início com os estudos de Elton Mayo, no início dos anos 20. A Teoria das Relações Humanas teve como origem anecessidade de humanizar e democratizar os conceitos rígidos da Teoria Clássica aliado ao desenvolvimento das ciências humanas como a sociologia e psicologia e, segundo HAMPTON (1991), foi altamente relevante para entender o comportamento humano, a motivação dos indivíduos, a obtenção das metas organizacionais e a qualidade de vida do trabalhador.
Os estudos dirigidos por Mayo, na Western Eletric Companyem Hawthorn (1927 a 1932) concluíram que um clima constantemente sadio elevava a moral dos administradores junto aos funcionários e alavancava a produtividade. Muita evolução houve desde então e o ser humano passou a ser visto como um elemento importante e estratégico na operação.
Aos poucos, os conceitos de globalização, flexibilização, competitividade e novas formas de organização, foramentrando e fazendo parte da gestão estratégica de pessoas. Diante dessas temáticas, o atual cenário econômico mundial vem obrigando as empresas a buscar formas de se tornarem mais competitivas. Portanto os investimentos em tecnologia, marketing e qualificação profissional ganham cada vez mais importância, quando se trata do sucesso das empresas.
Por outro lado, as pessoas que trabalham nasorganizações também passaram a ser fonte de interesse por conduzir e produzir estes resultados. Com base nisso, as empresas começam a perceber as pessoas como seu recurso mais valioso, pois são os colaboradores que possibilitam a vantagem competitiva nas organizações.
De acordo com Chiavenato (1999), a qualidade de vida tem se tornado um fator de grande importância nas organizações e está diretamenterelacionada à maximização do potencial humano, e isto depende do quanto as pessoas se sentem motivadas trabalhando na organização.
Para que as organizações tenham um desenvolvimento efetivo, é preciso que os gestores preocupem-se com as condições de trabalho, com a segurança, com a higiene e com a qualidade de vida dos seus funcionários, visto que estando em um ambiente seguro e bem cuidado diminuem-seos riscos de acidentes e doenças ocupacionais. (BORTOLOZO e SANTANA, 2011).
O presente artigo tem por objetivo identificar como que a qualidade de vida associada com a higiene e segurança no ambiente de trabalho podem contribuir para prevenir ou minimizar os riscos de acidentes de trabalho ou de doenças ocupacionais e proporcionar motivação aos colaboradores.
Trata-se de uma pesquisa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho De Qualidade De Vida No Trabalho
  • Trabalho de Qualidade de Vida no Trabalho
  • Trabalho qualidade de vida no trabalho
  • Qualidade de vida x qualidade no trabalho
  • QUALIDADE DE VIDA X QUALIDADE NO TRABALHO
  • Qualidade de vida x qualidade de vida no trabalho
  • Qualidade de vida no trabalho
  • Qualidade de vida no trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!