Qualidade de vida no trabalho

Páginas: 8 (1934 palavras) Publicado: 11 de junho de 2013
1.0 INTRODUÇÃO
O ambiente empresarial tem buscado a competitividade em virtude das profundas mudanças ocorridas na economia mundial, nas relações sociais e políticas, na tecnologia, na organização produtiva e nas relações de trabalho.
No Brasil, essas transformações assumiram expressão maior com a abertura abrupta da economia, da implementação dos programas de estabilizaçãomonetária e das reformas constitucionais que visam à redução e à reorientação do papel do Estado na economia. Todas essas mudanças proporcionam um ambiente socioempresarial em ebulição, onde, os fatores conjunturais de sobrevivência muitas vezes se sobrepõem aos objetivos de mudanças de longo prazo na sociedade que conduzam, efetivamente, a melhorias de condições de vida e bem-estar dos cidadãos.
SegundoAlbuquerque (1992), dentro desse contexto, no qual as organizações buscam produtividade e processos de mudança que tenham o objetivo de melhorar seu posicionamento competitivo no mercado, a qualidade de vida no trabalho (QTV) vem ganhando espaço como valor intrínseco das práticas de competitividade de forma simultânea ao bem-estar organizacional.

2.0 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 CONCEITOS EABORDAGENS
Segundo Limongi-França (1996), qualidade de vida no trabalho é o conjunto das ações de uma empresa no sentido de implantar melhorias e inovações gerenciais, tecnológicas e estruturais no ambiente de trabalho.
Para Milkovich (2000), essa idéia parte do pressuposto que os empregados de chão de fábrica, apropriadamente treinados, podem estar na melhor posição para identificar problemasdesapercebidos com a qualidade dos produtos.
Já segundo Goulart e Sampaio (1999, p.320), a QVT consiste em uma intervenção na organização e no processo de trabalho e, portanto, não se reduz ao cumprimento de leis ou à discussão de direitos dos trabalhadores. Trata-se de interferir nos "processos mentais" e nos padrões culturais das organizações, visando a uma conscientização, amadurecimento etransformação da cultura organizacional. Em outras palavras, os valores e as crenças das organizações precisam ser repensados, revisados e, quem sabe, modificados ou atualizados.
Albuquerque e França (1998, p.41) complementam afirmando que a QVT pode ser entendida como um conjunto de ações de uma empresa que envolvem diagnóstico e implantação de melhorias e inovações gerenciais, tecnológicas eestruturais, dentro e fora do ambiente de trabalho, visando a propiciar condições plenas de desenvolvimento humano para e durante a realização do trabalho.
Novos paradigmas de modos de vida dentro e fora da empresa, construindo novos valores relativos às demandas de qualidade de vida no trabalho, estão sendo estruturados por diversos segmentos da sociedade e do conhecimento científico, entre os quaisdestacam-se :
* Saúde : visa preservar a integridade física, psicológica e social do ser humano em vez de apenas atuar somente sobre o controle de doenças e propiciar maior expectativa de vida e reintegração profissional da pessoa que adoece.
* Ecologia : ciência em que o homem é parte integrante e responsável pela preservação do ecossistema e dos insumos da natureza, bem como ator dodesenvolvimento sustentável.
* Ergonomia : estuda as condições de trabalho ligadas à pessoa.
* Psicologia : demonstra a influência das atitudes internas e as perspectivas de vida da pessoa e a importância do significado intrínseco das necessidades individuais para seu envolvimento com o trabalho em conjunto com a filosofia.
* Sociologia : atua sobre a dimensão simbólica do que écompartilhado e construído socialmente, demonstrando as implicações de quem influencia e é influenciado nos diversos contextos culturais e antropológicos da empresa.
* Economia : enfatiza a consciência de que os bens são finitos e de que a distribuição de bens, recursos e serviços deve envolver de forma eqüitativa a responsabilidade e os direitos da sociedade.
* Administração : procura aumentar a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho De Qualidade De Vida No Trabalho
  • Trabalho de Qualidade de Vida no Trabalho
  • Trabalho qualidade de vida no trabalho
  • Qualidade de vida x qualidade no trabalho
  • QUALIDADE DE VIDA X QUALIDADE NO TRABALHO
  • Qualidade de vida x qualidade de vida no trabalho
  • Qualidade de vida no trabalho
  • Qualidade de vida no trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!