Qualidade de vida no trabalho: percepção dos funcionários nas organizações

Páginas: 16 (3909 palavras) Publicado: 30 de agosto de 2012
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: PERCEPÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS NAS ORGANIZAÇÕES

GILMAR DALCANARI DUTRA¹
NAYARA GUETTEN RIBASKI²
RESUMO
O artigo tem a finalidade de mostrar a importância da qualidade de vida no trabalho, ela afeta diretamente a vida dos indivíduos e consequentemente as dificuldades e resultados nas implantações nas organizações. Um programa apropriado de qualidade de vida notrabalho busca a humanização em uma organização, proporciona condições de desenvolvimento pessoal do indivíduo, bem como o seu bem-estar. Este artigo teve como objetivo analisar o nível de satisfação das variáveis de qualidade de vida no trabalho dos profissionais dos setores de preparação, usinagem e embalagem da empresa moveleira de grande porte de São Jose dos pinhais – PR. Foram pesquisados 30funcionários da empresa, entre eles gerentes e funcionários não fazendo distinção de sexo e funções. A entrevista foi realizada no período de 23/01/2012 a 31/03/2012. O instrumento de pesquisa foi aplicação de questionário com perguntas objetivas onde obteve as respostas através de uma conversa com os funcionários. Os resultados apontaram para a satisfação nas variáveis ambientais e satisfaçãoparcial nos fatores. As conclusões foram no sentido de melhorar as práticas de qualidade de vida no trabalho visando o desenvolvimento pleno do bem-estar organizacional.

Palavras-chaves: Qualidade de vida no trabalho, Bem estar e Motivação de Pessoas.

1. INTRODUÇÃO

Atualmente fala-se muito em qualidade de serviço, de atendimento aos clientes, de produtos e qualidade de vida no trabalho.Um dos objetivos de uma organização é exigir mais de seus funcionários em especial sobre o seu domínio intelectual. Essa cobrança sobre os trabalhadores vem em muitos casos acompanhados de investimentos das organizações com o desenvolvimento de programas de qualidade, visando o bem estar dos funcionários e suas capacidades produtivas e de seus resultados. A preocupação com a qualidade de vida notrabalho destacou-se para a condição de trabalho como parte que contribui de uma sociedade complexa e de um ambiente heterogêneo.
Um dos maiores desafios das organizações atuais é o gerenciamento do seu capital humano, sendo que a preocupação com o bem estar dos funcionários tem ocupado lugar de destaque no mundo empresarial. Isso porque se percebeu que o sucesso das empresas depende deprofissionais capacitados, motivados e comprometidos com a organização. Hoje a qualidade de vida no trabalho além de ser usada como um forte componente estratégico tem sido percebido como uma importante ferramenta de Gestão.
A qualidade de vida no trabalho representa em que graus os membros da organização são capazes de satisfazer suas necessidades pessoais através do seu trabalho naorganização. O autor destaca os fatores envolvidos na qualidade de vida no trabalho, que são: a satisfação com o trabalho executado; as possibilidades de futuro na organização; o reconhecimento pelos resultados alcançados; o salário percebido; os benefícios auferidos; o relacionamento humano dentro do grupo e da organização; o ambiente psicológico e físico no trabalho; a liberdade de expressão;responsabilidade de decidir e as possibilidades de participar. (CHIAVENATO, 1999).
A satisfação no trabalho é um fenômeno de difícil definição, por se tratar de um estado subjetivo, e que pode ser variável, dependendo de indivíduo para indivíduo, de situação para situação e ao longo do tempo para a mesma pessoa. SIGNORINI (2000), afirma que a satisfação corresponde ao contentamento pela possibilidade deatingir, ou de ter atingido o objetivo desejado, está intimamente ligada a sua motivação para esse objetivo. No mundo competitivo dos negócios, criar e manter uma vantagem competitiva são objetivos muito difíceis, pois se tratando de tecnologia tornou-se impossível não haver cópias, e no que se refere à qualidade. Esta é buscada e exigida cada vez mais, fatores estes que tornam uma vantagem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ANÁLISE DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DOS FUNCIONÁRIOS DE UMA EMPRESA
  • PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO EM UMA EMPRESA DE TELECOMUNICAÇÕES DE PARÁ DE MINAS
  • QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: CONCEITO E BENEFÍCIOS QUE MELHORAM A QUALIDADE DE VIDA DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES
  • As sestas nas organizações proporcionam mais qualidade de vida no trabalho
  • Tcc
  • A INFLUÊNCIA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO NAS ORGANIZAÇÕES
  • Treinamento, qualidade de vida e segurança do trabalho nas organizações
  • Qualidade de vida dos funcionarios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!