qualidade de vida no trabalho através da ginastica leboral

6564 palavras 27 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO
ÁREA DE CIÊNCIAS SOCIAIS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

PROMOVENDO A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO ATRAVÉS DA GINÁSTICA LABORAL
Relatório de Extensão apresentado à disciplina de Projeto Coletivo de Extensão

Acadêmicos: Aline Parizzi

Profªs. Orientador (es): Greice de Bem Noro Letícia Lengler

Santa Maria
Novembro/2011
2 INTRODUÇÃO

A baixa qualidade de vida vem trazendo inúmeros problemas, tornando-se cada vez mais necessário contrabalançar os efeitos nocivos do trabalho burocrático e de escritório, recorrendo-se à prática regular da atividade física para estabelecer o equilíbrio fisiológico perdido. A necessidade da realização de atividade física em local de trabalho começou a ser detectada ha muitas décadas, quando visivelmente a mecanização nas linhas de produção, e toda a mudança na configuração dos locais e das dinâmicas de trabalho resultavam cada vez mais em sedentarismo, repetição gestual, má postura, cansaço e perda de rendimento a curto e médio prazo, além de patologias mais graves em longo prazo.
A necessidade de atividade física constante, seja de que forma for, está arraigada na mente de todas as pessoas, como forma de preservar seus organismos para viverem mais e melhor. A qualidade de vida nas empresas está diretamente relacionada à produtividade, pois trabalhadores com condições físicas ou psicológicas alteradas não executam bem suas tarefas.
Este projeto foi desenvolvido na Empresa Vigillare, com esclarecimentos sobre a proposta de um programa de promoção à saúde e melhoria da qualidade de vida de seus colaboradores. O mesmo compreende todas as alternativas empregadas na promoção da saúde dos colaboradores da instituição que o adotam, destacando-se a aplicação da ginástica laboral (exercícios

Relacionados