qualidade de vida nas organizações

Páginas: 11 (2528 palavras) Publicado: 26 de agosto de 2013
1 INTRODUÇÃO

Desde os primórdios, o homem se associou a outros para conseguir atingir seus objetivos. O homem, portanto, aprendeu, desde cedo que precisava de outro homem para trabalhar em conjunto e atingir determinadas metas, que modificou completamente a estrutura social e comercial da época, provocando profundas mudanças. Mas, a história da administração é recente, e surge como aparecimento das grandes corporações. Foi a revolução industrial, que provocou o aparecimento de grandes empresas e da moderna administração. A revolução industrial até hoje influencia as empresas. A Administração é uma ciência que busca a eficiência e o retorno financeiro nas organizações. O Administrador é o elo entre os recursos disponíveis ( financeiros, tecnológico e humanos) e os objetivos daorganização.
Nesse sentido, vários são os filósofos que influenciaram no desenvolvimento da prática administrativa, em diversas áreas e diversas épocas. Dentre eles podemos destacar: Sócrates (470 A.C 399 A.C) A administração é uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência, Platão (429 A.C 347 A.C) Também filósofo grego, discípulo de Sócrates, preocupou se profundamente com osproblemas políticos inerentes ao desenvolvimento social e cultural do povo grego. Em sua obra, A República, expõe o seu ponto de vista sobre a forma democrática de governo e de administração dos negócios públicos. Ambos deixaram sua contribuição para o pensamento Administrativo.
René Descartes (1596-1650), um filósofo, matemático e físico francês, considerado o fundador da filosofia moderna. Emseu livro O Discurso do Método, qual descreve os preceitos do seu método filosófico, hoje denominado o método cartesiano, que serviu de fundamento para a tradição cientifica do Ocidente. Thomas Hobes (1588 – 1679) filósofo e teórico político inglês, segundo o qual o homem primitivo era um ser anti-social por definição, atirando-se uns contra os outros pelo desejo de poder, riquezas e propriedades– “o homem é o lobo do próprio homem”. O Estado surge como a resultante da questão, que, de forma absoluta, impõe a ordem e organiza a vida social. 
Outros filósofos também foram importantes para o desenvolvimento do pensamento Administrativo, como Maquiavel, que no livro O Príncipe destaca como um governante deve se comportar. Já Francis Bacon é considerado um dos pioneiros do pensamentocientífico moderno e fundador da lógica moderna . Karl Marx e Friedrich Engels propuseram uma teoria econômica do Estado. Por último podemos citar Peter Drucker com sua crescente preocupação com as novas formas de atuação do administrador no mundo cada vez mais globalizado.


2 ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO

Primeiramente, deve-se entender o significado de ética. A palavra ética vem do grego ethos, quesignifica costumes, caráter do sujeito, maneira habitual de ser e agir, a reflexão ética tem como objetivo orientar nossas ações práticas.

A ética começa com a liberdade do sujeito em escolher entre o bem e o mal, o justo e o injusto; ou seja, a ética é fruto da ação da vontade humana de visar o bem. A ética, dessa forma, diz respeito à uma reflexão sobre a melhor maneira de se viver uma vida boa,justa e feliz.

A ética, como manifestação do desejo de levar uma vida boa, apresenta um caráter teleológico, ou seja, de finalidade; quando o sujeito reflete sobre qual a finalidade de sua vida, realiza uma narração de si mesmo, avalia a sua conduta, julga suas ações e se reconhece como o autor de sua vida, de seu projeto próprio; em seu autojulgamento o sujeito se reconhecerá como merecedor ounão de estima.
Apesar de a discussão sobre a ética na filosofia ocidental ter se iniciado com Sócrates, a ética na administração e nos negócios é um ramo de estudos recentes.
É um ramo novo de investigação, que propõe mais perguntas do que oferece respostas. Aliás, o fato de fazer as perguntas corretas e formulá-las adequadamente talvez seja seu grande desafio neste momento, assim como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Qualidade de vida e estresse nas organizações
  • Estresse e qualidade de vida nas organizações
  • Qualidade de vida nas organizaçoes
  • Qualidade de vida nas organizações de ensino
  • estresse x qualidade de vida nas organizaçoes
  • QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: CONCEITO E BENEFÍCIOS QUE MELHORAM A QUALIDADE DE VIDA DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES
  • As sestas nas organizações proporcionam mais qualidade de vida no trabalho
  • A INFLUÊNCIA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO NAS ORGANIZAÇÕES

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!