QUALIDADE DE VIDA EM PACIENTES COM ÚLCERA VENOSA

Páginas: 20 (4970 palavras) Publicado: 13 de dezembro de 2014
QUALIDADE DE VIDA EM PACIENTES COM ÚLCERA VENOSA

Resumo: Com os constantes avanços na área de saúde, houve um significante aumento na expectativa de vida da população. No que se refere á qualidade de vida, está vem adquirindo um papel relevante sobre vários aspectos nos últimos anos. Objetivos: Investigar a qualidade de vida de paciente com Úlcera venosa (UV), nas cidades da região do Vale doSão Patrício: Ceres, Carmo do Rio Verde e São Patrício. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal quantitativo de caráter descritivo. Que se realizou nas Estratégias de Saúde da Família (ESF) em três cidades da região do Vale do São Patrício. Foi utilizado como instrumento de avaliação Charing Cross Venous Ulcer Questionnaire (CCVUQ). Resultados e Discursão: a maioria de pacientes acometidospor UV são do sexo feminino, católicas, casadas, brancas, com baixa escolaridade e renda de 1 á 2 salários mínimos, A Tabela 3 apresenta o percentual máximo das respostas ao questionário CHARING CROSS VENOUS ULCER QUESTIONNAIRE (CCVUQ) de qualidade de vida de indivíduos com úlcera venosa, demonstrando que os níveis de dor, tristeza e interferências na vida diária influencia para o decréscimo nosnível para melhora da qualidade de vida. Conclusão: Conclui-se que os pacientes com UV apresentam baixo qualidade de vida, que o perfil socioeconômico dos pacientes com UV da população entrevistada no Vale do São Patrício foi: mulheres, idosas, casadas, com baixo nível de escolaridade e aposentadas.
Palavra-chave: Úlcera venosa, Qualidade de vida, Insuficiência venosa.
INTRODUÇÃO

Com osconstantes avanços na área de saúde, houve um significante aumento na expectativa de vida da população. No entanto, ainda existem doenças que continuam afetando uma grande parcela da população. Este cenário vem preocupando os pesquisadores, não somente quanto á eficácia do tratamento, como também a qualidade de vida desses indivíduos (COSTA et al.,2011). No que se refere á qualidade de vida, está vemadquirindo um papel relevante sobre vários aspectos nos últimos anos (LAURENTI, 2003). Segundo SILVA et al., (2013) as UV’s modificam a imagem do homem no mundo social, transformando seu modo de viver e de interagir com a sociedade.
A Úlcera Venosa (UV) constitui-se de uma “lesão circunscrita semelhante a uma loca, normalmente situada na perna, acima do maléolo, com edema e pele seca em torno daferida, com descamação acastanhada, descoloração” (FAVAS, 2012). SILVA; HAHN, (2012) destaca que o tratamento consiste basicamente em estímulos a cicatrização das UV’s, como a terapia compressiva, repouso e elevação do membro lesado. O tratamento clínico oferecido ao paciente com UV consiste em realizar o curativo na ferida, terapia compressiva, prescrição de dieta que favoreça a cicatrização, edo uso de meias de compressão após a cura da lesão.
Os cuidados realizados com as pessoas portadoras de UV, não devem ser apenas para reduzir os riscos ou complicações, mas para oportunizar a cicatrização da ferida bem como reduzir o sofrimento físico e principalmente emocional, já que muitas das lesões não têm mais possibilidade de cura (LIMA et al., 2012). Esta doença acomete principalmentepacientes do gênero feminino, aproximadamente 3:1, com predominância em paciente com faixa etária menor que 59 anos, de baixa escolaridade, e predominando as pessoas casadas ou que vivem em uma união estável. No que se refere à vida laboral, a maioria dos pacientes não possuíam vínculo empregatício, e com renda de até dois salários mínimos. Outro dado importante é que cerca de 30% das pessoas,mudaram sua ocupação em detrimento ao surgimento da úlcera venosa (COSTA et al., 2011).
Por não se tratar de uma doença de notificação compulsória, não tem como saber o numero exato de pessoas acometidas por essa doença, porem alguns estudos de prevalência desta enfermidade, estima-se que os números de indivíduos que apresentam UV estejam entre 14 a 22,8% da população mundial. No Brasil, são raros...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cuidado Domiciliares a uma paciente acometida por úlcera venosa
  • ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AOS PACIENTES PORTADORES DE ÚLCERA VENOSA
  • Qualidade de vida em pacientes protetizados
  • Ulcera Venosa
  • Manutenção na qualidade de vida de paciente hemofilico
  • ARTIGO QUALIDADE DE VIDA DOS PACIENTES COM OSTEOARTRITE
  • Ulcera venosa
  • Ulceras Venosas Artigo Cientifico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!