Qualidade de Software

Páginas: 20 (4862 palavras) Publicado: 12 de maio de 2014
Qualidade de Software
Instituto Federal Catarinense – Campus Videira
Videira – SC – Brasil
Abstract The quality is perceived in three dimensions: in the project, in the process and in the product. These three dimensions, when combined, contribute to the total quality of the product. Several studies have been accomplished with the purpose of measuring the quality of the final product, whichis easily perceptible by the user. In the software products, when the client’s necessities aren’t answered, nothing else can be done to keep the user’s quality expectation, except for the software repairing, resulting in double work and consuming extra resources. This way, it becomes natural to focus the attention on existing aspects during the development process, but precisely in the projectmanagement, seeing its persistence in all phases of software engineering.
Resumo A qualidade é percebida em três dimensões: no projeto, no processo e no produto. Estas três dimensões, quando combinadas, contribuem para a qualidade total do produto. Vários estudos têm sido realizados no sentido de mensurar a qualidade do produto final, que é facilmente perceptível pelo usuário. Em relação a produtosde software, quando as necessidades do cliente não são atendidas, nada mais pode ser feito no sentido de manter sua expectativa com a qualidade, há não ser reparos no software, acarretando retrabalho e consumo extra de recursos. Neste sentido, torna-se natural focar a atenção também em aspectos existentes durante o processo de desenvolvimento, mas precisamente na gestão do projeto, visto suapersistência em todas as fases da engenharia de software.
1. Introdução
Área de conhecimento da engenharia de software que o seu objetivo é garantir a qualidade do software através da definição e normatização de processos de desenvolvimento.
A qualidade do ponto de vista do desenvolvedor é que o software atenda as necessidades do cliente; já do ponto de vista do cliente está relacionada ao valor dosoftware, à sua utilidade e se o software cumpre os requisitos solicitados.
2. Padronização
PMBOK (Project Management Body Of Knowledge) identifica um subconjunto do conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos, que é amplamente reconhecido como boa prática, sendo em razão disso, utilizado como base pelo Project Management Institute (PMI). Uma boa prática não significa que oconhecimento e as práticas devem ser aplicados uniformemente a todos os projetos, sem considerar se são ou não apropriados.
O Guia PMBOK também fornece e promove um vocabulário comum para se discutir, escrever e aplicar o gerenciamento de projetos possibilitando o intercâmbio eficiente de informações entre os profissionais de gerência de projetos.
O guia é baseado em processos e subprocessos paradescrever de forma organizada o trabalho a ser realizado durante o projeto. Essa abordagem se assemelha à empregada por outras normas como a ISO 9000 e o Software Engineering Institute's, CMMI. Os processos descritos se relacionam e interagem durante a condução do trabalho e a descrição de cada um deles é feita em termos de:
Entradas (documentos, planos, desenhos etc.);
Ferramentas e técnicas (que seaplicam as entradas);
Saídas (documentos, produtos etc.)
A versão 2008 do guia cita 42 processos agrupados em cinco grupos e nove áreas de conhecimento.
SWEBOK (Software Engineering Body of Knowledge) criado com o patrocínio da IEEE com a finalidade de servir de referência sobre assuntos da Engenharia de Software.

Figura Tópicos do SWEBOK
3. Qualidade
A qualidade segundo a Borland se define“Convergência entre requisitos completos, o código correto e o mínimo de defeitos – todos alinhados para atingir os objetivos do negocio.” [Borland 2006].

Figura Qualidade de Software Segundo a Borland
Segundo a atual norma brasileira sobre o assunto (NBR ISO 8402), qualidade é:
A totalidade das características de uma entidade que lhe confere a capacidade de satisfazer às necessidades...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Qualidade de Software
  • Qualidade de software
  • Qualidade de software
  • Qualidade de software
  • Qualidade de Software
  • qualidade de software
  • Qualidade de software
  • Qualidade de Software

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!