Qualidade de Software: melhoria da arquitetura de softwares para alta disponibilidade

Páginas: 7 (1696 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014


Pró-Reitoria de Graduação
Curso de Gestão em Tecnologia da Informação
Sistematização de Aprendizagem – Gestão de TI
Qualidade de Software

















Qualidade de Software: melhoria da arquitetura de softwares para alta disponibilidade














Autor: Rodrigo Teles Calado
Professor: JOSÉ GONÇALO DOS SANTOSBrasília - DF
2013



A qualidade de software é uma área de conhecimento da engenharia de software que objetiva garantir a qualidade do software por meio da definição e normatização de processos de desenvolvimento.
Arquitetura de software nada mais é que a definição de uma representação abstrata de comportamentos e componentes do sistema. Se um programador disser, porexemplo, que para implementar uma determinada funcionalidade ele precisará criar uma interface gráfica com uma extensão X que envia requisições através de um protocolo Y para um determinado componente ou recurso W que acessa o componente de integração ao banco de dados Z, ele estará descrevendo a arquitetura utilizada por seu sistema. Repare que isto tem muito a ver com o estilo dedesenvolvimento utilizado.
Existem algumas classificações de arquitetura, como por exemplo a que irei detalhar aqui, arquitetura de distribuição.
Na empresa GRAN CURSOS existia um servidor em que todas as aplicações

essenciais para o bom funcionamento da empresa estavam contidas nele.

OBJETIVOS



O objetivo geral é diminuir o risco de paralisação de funcionamento dos principais softwaresda empresa. Faremos uma separação das aplicações em diversos servidores físicos.
Arquitetura de Distribuição: é mais relacionada com topologia de servidores e componentização, porém não significa necessariamente que a aplicação necessite estar separada fisicamente, mas ela deve permitir que isso aconteça caso essa separação seja necessária um dia.



A minha proposta deve ser executadaporque o risco de paralisação de diversos serviços essenciais para a empresa é alto com a concentração dos mesmos em um
único servidor físico com jaulas virtuais.

Os fatores que me levaram a construir esta proposta foi o fato de todos os softwares da empresa em que presto serviços terem sido aplicados em produção em um único servidor sem qualquer tipo de redundância, o que deixou, por 4 horas, osite do meu cliente fora do ar, o sistema de matrículas e o ERP (administrativo, compras, financeiro, contábil, recursos humanos, etc), após uma falha no disco rígido. Além desta falha de infraestrutura, a forma com que os sistemas estavam integrados também deve ser modificada para que todos sejam independentes, ou seja, continuem funcionando, mesmo com a indisponibilidade de outro.


Os sistemasdependem um do outro, entretanto, quando um sistema ficar indisponível, um modelo de banco deve ser “levantado” para que, temporariamente, os dados em comum que se referem à integração sejam enviados ao software quando ele voltar a estar disponível.



Neste capítulo são apresentados o conceito de sistemas distribuídos e alguns modelos de computação distribuída, usados como base para aanálise de suas principais características e escolha de um modelo para o desenvolvimento de uma aplicação exemplo.


2.1 SISTEMAS DISTRIBUÍDOS



A comunicação remota via rede, originalmente reservada para grandes instalações de computadores e ambientes acadêmicos, foi amplamente difundida. Em um sistema distribuído, computadores independentes cooperam via rede de modo que pareçam umamáquina local. Aplicações de sistemas distribuídos podem executar código em máquinas locais e remotas e compartilhar dados, arquivos, e outros recursos entre máquinas. Sistemas distribuídos quase sempre surgem da necessidade de melhorar a capacidade, a confiabilidade de uma única máquina e atender uma grande base de usuários. Algumas das vantagens de se utilizar a tecnologia de sistema...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Alta disponibilidade
  • Alta Disponibilidade
  • Alta disponibilidade
  • Alta disponibilidade
  • A importância do controle da qualidade na melhoria de processos de software
  • Virtualização de servidores
  • Sistemas de alta Disponibilidade
  • Gestão comercial de alta disponibilidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!