Qualidade de ensino versus percepção social: um estudo sob a ótica do ensino superior do instituto federal de educação, ciência e tecnologia do rn, campus natal-central.

Páginas: 25 (6030 palavras) Publicado: 12 de julho de 2012
Qualidade de Ensino versus Percepção Social: um estudo sob a ótica do ensino superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN, campus Natal-Central.

Aldo Gameleira do Rego Filho
Henrique Eduardo de Oliveira
Irapuã Varela de Oliveira
João Eudes Rodrigues de Lima
Fernando Paiva
Suerda da Silva Guedes***

RESUMO

O ensino superior na rede pública brasileira tem seconsolidado como um ensino de qualidade e expansão, principalmente na Rede Federal de Ensino, segundo dados do MEC. No Estado do Rio Grande do Norte, este conceito de qualidade pode ser observado em todas as Instituições de Ensino Superior da rede pública, representadas pela UFRN, UERN, UFERSA e pelo IFRN. Desse modo, torna-se relevante neste contexto discutir sobre a qualidade do ensino superioradotado pelo IFRN, campus Natal-Central, diante da análise dos principais indicadores utilizados pelo MEC, para avaliação de cursos superiores, onde o seu principal usuário é o estudante profissional e a própria sociedade. Para tanto, este estudo busca versar sobre a qualificação profissional (titulação) do corpo docente desta instituição, através da prática de treinamento e desenvolvimentorealizados pelo setor de Gestão de Pessoas, como também, avaliar a percepção da qualidade do ensino superior oferecido, que poderão tornar-se visível para a sociedade, através das ferramentas de marketing utilizadas neste ambiente de pesquisa. Este estudo trata-se de um levantamento, onde foram utilizadas como fontes secundárias, o referencial teórico previamente elaborado sobre Gestão de Pessoas eMarketing no Serviço Público, além dos dados coletados diretamente do site institucional do MEC sobre educação superior, dados relevantes sobre os profissionais docentes inseridos no campo de pesquisa, informados pela própria Reitoria do campus Natal-Central. Finalmente, pode-se concluir nesta análise que, de acordo com a avaliação do MEC e a quantidade de profissionais docentes por titulação nestareferida instituição, existe uma boa percepção sobre a qualidade de ensino do IFRN, campus Natal-Central, principalmente por se tratar de uma escola com poucos anos na modalidade do ensino superior, com apenas metade de seus cursos completamente avaliados pelo MEC, conseguindo-se firmar com conceito 3 em uma escala avaliativa geral de 1 a 5, onde apenas 1% de todas as instituições superioresbrasileiras avaliadas, conseguem atingir o conceito máximo.

Palavras chaves: Qualidade de Ensino. Qualificação Profissional. Marketing.


1 INTRODUÇÃO

O ensino superior público e privado no Brasil necessita um olhar diferenciado no que tange ao corpo de seus docentes, sua formação e prática pedagógica, uma vez que tais ambientes educacionais divergem completamente daqueles que prepararam seusdiscentes para o futuro ingresso na academia. Em nosso país, quando o ensino público e, por sua vez, gratuito não consegue suprir as necessidades psico-sócio-culturais de seus discentes no que tange a sua formação básica denominada de ensino médio, encontramos diferenças discrepantes na qualidade de ensino, quando comparado às escolas privadas, que praticamente excluímos qualquer parâmetro traçadoem relação aos primeiros, oriundos de escolas públicas.
Como se não bastassem tais diferenças, o ensino superior público passou a ser a principal meta de estudos daqueles que anteriormente se prepararam em instituições privadas, por possuírem mais condições de competir pelo número de vagas oferecidas pelas Instituições de Ensino Superior de qualidade, através do tradicional vestibular,excluindo-se de uma vez por todas os demais alunos que, segundo as suas condições sócio-econômicas, não puderam usufruir de um ensino básico de qualidade, ingressando quando possível apenas no ensino superior privado, onde algumas instituições, segundo o MEC, não possuem a mesma qualidade de ensino em relação às instituições públicas de ensino superior. No entanto, torna-se necessário observar que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RELATÓRIO DE TRABALHO PERFIL DOS EDUCANDOS DE PROEJA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO...
  • INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO – CAMPUS PETROLINA.
  • AÇÕES E INDICADORES DE DESEMPENHO EDUCACIONAL VISTOS SOB A ÓTICA DO BALANCED SCORECARD: ESTUDO DE CASO NO...
  • O estagio Supervisionado do curso de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE). Um relato...
  • O DOCENTE E A QUALIDADE DO ENSINO, NA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
  • Tecnologia aplicadas a educação ensino superior
  • INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA
  • INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA projeto rafhael

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!