Qual o efeito da terapia cognitivo-comportamental em alunos pré e universitátios com transtorno de ansiedade?

Páginas: 7 (1706 palavras) Publicado: 23 de março de 2014




qual o efeito da terapia cognitivo-comportamental em alunos pré, e universitários, com transtorno de ansiedade?


Trabalho apresentado à disciplina de Psicologia Experimental do curso de graduação em Psicologia




Participantes da Pesquisa:
André Mate
Carlos Roza
Juarez Rodrigues
Kristhian Wingert
Marcelo Maia camargo
Thauane Pinho
Vinícios de Souza



Orientadora:Professora Cláudia Galvão Mazoni
Março, 2014
Sumário

Introdução..................................................................................................................03
1. Revisão de Literatura.....................................................................................04
2.Justificativa.....................................................................................................05
3. Objetivos.........................................................................................................06
4. Bibliografia.....................................................................................................07


















Introdução


"O termo "ansiedade" tem várias definições nos dicionários não técnicos: aflição,angústia, perturbação do espírito causada pela incerteza, relação com qualquer contexto de perigo, entre outros. Levando-se em conta o aspecto técnico, devemos entender ansiedade como um fenômeno que ora nos beneficia, ora nos prejudica, dependendo das circunstâncias ou intensidade, e que tornar-se patológico, isto é, prejudicial ao nosso funcionamento psíquico (mental) e somático (corporal). Aansiedade estimula o indivíduo a entrar em ação, porém, em excesso, faz exatamente o contrário, impedindo reações" (http://www.minhavida.com.br/saude/temas/ansiedade).
Transtorno de ansiedade é como um filão encontrado no garimpo da pesquisa experimental. Milhares de pessoas independentemente de sexo, idade, condição sócio-econômica ou cultural sofrem seus efeitos.
Nesta pesquisa, o foco concentrou-seespecificamente em estudantes pré e universitários que sofrem as pressões impostas pela responsabilidade de dar uma resposta à família, amigos, e a si mesmos, neste processo de entrada na vida acadêmica.
Pretende-se verificar os efeitos do tratamento grupal em tais casos de ansiedade neste contexto, fazendo uso da Terapia Cognitivo-comportamental, juntamente com a avaliação da escala de Beck.As intervenções serão impostas a dois grupos de estudantes comprovadamente ansiosos, sendo um grupo experimental e um grupo de controle, nos quais serão observadas as variáveis dependentes e independentes associadas à uma variável de confusão aplicada aleatoriamente entre os grupos.










1. Revisão de Literatura

A ansiedade é um transtorno que produz uma sensação tãodesconfortável que, para evitá-la, as pessoas deixam de fazer coisas simples (como usar o elevador) por causa do desconforto que sentem. Ela é também descrita como um comportamento incondicional de resposta por reações fisiológicas num reflexo de luta ou fuga diante de situações de perigo ou de incertezas ¹. Segundo a Revista de Psiquiatria Clínica . vol.35 no.5 São Paulo 2008, " Os transtornos deansiedade atingem todas as classes socioeconômicas em todo o mundo. Com predomínio em mulheres e em indivíduos acima de 18 anos, a ansiedade é uma condição associada a fatores genéticos, ambientais e relacionada a experiências sofridas. Nos estudos de prevalência, as mulheres apresentam risco significativamente maior comparado aos homens para o desenvolvimento de transtornos de ansiedade ao longo davida, assim como maior gravidade dos sintomas, cronicidade e prejuízo funcional...".
Outra variável que influencia no nível de ansiedade dos estudantes, e está ligada diretamente ao desempenho cognitivo do aluno, e ao tipo e método de tarefa a ser desempenhada. Problemas, cuja resolução se exige serem feitos em grupo, tendem a aumentar o nível de ansiedade dos alunos, gerada pelas relações...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Terapia cognitivo-comportamental e sua eficásia no transtorno de ansiedade generalizada
  • TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL NO TRATAMENTO DO TRANSTORNO BIPOLAR
  • Terapia cognitivo-comportamental de transtornos de abuso de álcool e drogas
  • Terapia comportamental e cognitivo-comportamental
  • Terapia Cognitivo Comportamental Para Leigos
  • TERAPIA cOGNITIVO COMPORTAMENTAL INFANTIL
  • Terapia Cognitivo Comportamental
  • terapia cognitivo comportamental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!