Qual a influencia da concentração do meio extracelular nocomortmaneto de células?

1113 palavras 5 páginas
Gripe A: Doente suspeita recusou internamento
Plano de contingência da gripe falha se cidadãos não colaborarem

2009-05-21

IVETE CARNEIRO
As brechas no plano de contingência português em caso de pandemia ficaram esta quarta-feira claras: sem internamento compulsivo, não há nada a fazer se um doente se recusar a seguir as recomendações. Aconteceu em Seia.
Uma mulher de 60 anos apresentou-se ontem no Hospital de Seia com dores de cabeça que já sentia desde o dia anterior. E trazia a informação que fez dela uma suspeita de ter contraído gripe A (H1N1): chegara anteontem dos Estados Unidos. O sistema funcionou como previsto, o hospital contactou a Direcção-Geral de Saúde, que validou os ingredientes da suspeita. Foi chamado o INEM, para transportar a doente para o hospital de referência mais próximo, em Coimbra. Tudo certo até que a mulher recusou e resolveu ir para casa.
Segundo relatos de um jornalista local ouvido pela Lusa, a mulher saiu do hospital e retirou a máscara que lhe tinha sido fornecida. E, à enfermeira que a avisava para não o fazer, respondeu que estava ali havia "três horas", estava "farta de esperar", "só" tinha "dores de cabeça" e preferia ir "à farmácia buscar um medicamento". Obrigou à intervenção da delegada de saúde, que só horas depois conseguiria convencer a imigrante a seguir para Coimbra.
Embora ainda nada confirme a infecção com o novo vírus de origem suína - e que tem nos EUA, de onde veio a mulher, o maior número de infectados (5710) -, o facto é que, a tratar-se de um caso de gripe A, a atitude da doente pode ter posto em causa as medidas para prevenir mais contágios. Além de atrasar uma eventual confirmação, uma vez que só em Coimbra será retirada amostra para análise no Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.
A verdade é que nada na legislação portuguesa permite o isolamento obrigatório em caso de doença infecciosa. O plano de contingência apenas indica que "as medidas de distanciamento social devem ser

Relacionados