Qual a importância histórica da companhia dos Meininger para o teatro ocidental

451 palavras 2 páginas
A importância histórica da companhia dos Meininger para o teatro ocidental é inegável. Criada pelo duque de Saxe-Meiningen, com o nome de Georg II, dedicou o seu principal interesse ao próprio teatro da corte. O duque desenvolveu o seu teatro em uma instituição rígida e modelar, onde optou por abdicar totalmente da vertente operística para se concentrar, exclusivamente no drama.
A companhia teatral dos Meininger se diferencia da prática teatral do final do século XIX, por apresentar algo único: uma preocupação com a unidade do trabalho cênico em relação ao todo do espetáculo. Seus processos advinham de longos ensaios onde todo e qualquer detalhe da produção era elaborado nos mínimos detalhes. As cenas eram preparadas pensando numa máxima harmonia entre si, fossem estas cenas solos, com dois ou poucos atores, ou cenas de multidão. Tão precisos como a atuação deveriam ser os elementos da cena. O próprio duque desenhava os cenários e os figurinos. Os espetáculos desenvolvidos pelos Meininger tinham um interesse exacerbado por um realismo histórico, o que se revelava em uma pesquisa minuciosa das condições históricas do local e da época representados em cena. Toda esta minúcia se revelava em cenários, figurinos e demais elementos da cena. Mas Na companhia dos Meininger o realismo histórico fazia de cada peça uma obra significativa de reconstituição ambiental e de cada montagem uma execução cuidadosamente planificada.
Uma das grandes inovações trazidas pela companhia era a adoção de uma disciplina rígida a qual se submetiam todos os atores da companhia: foi banido todo e qualquer estrelismo. Uma personagem caberia ao ator que melhor a desempenhasse. Todo ator trabalha a composição de sua personagem por menor que seja sua função na trama.
Nos Meininger, o cenário passa a integrar o drama, existindo em função dele, de modo que ficou abolido o uso do proscênio. A relação entre ator e cenário é pensada pela primeira vez: o cenário precisa dar ao elenco condições

Relacionados

  • História do Teatro Universal - Primeira Avaliação escrita - REG 3
    780 palavras | 4 páginas
  • Resumo história do teatro
    41384 palavras | 166 páginas
  • Currículo Referencial Linguagens e suas tecnologias
    100214 palavras | 401 páginas