QUAL A IMPORTÂNCIA DO CONFLITO DE CLASSES NO MODELO DE DAVID RICARDO E QUAL AS SUAS CONCLUSÕES SOBRE O PAPEL DO ESTADO

289 palavras 2 páginas
ATIVIDADE:
QUAL A IMPORTÂNCIA DO CONFLITO DE CLASSES NO MODELO DE DAVID RICARDO E QUAL AS SUAS CONCLUSÕES SOBRE O PAPEL DO ESTADO. EXPLIQUE.
Segundo o economista, David Ricardo, em sua época, o principal problema da economia politica era determinar as leis que regiam a distribuição de terra entre as três classes, os proprietários, os donos de capital e os trabalhadores. Para conciliar esta divisão, o economista, baseava-se em Malthus, investindo na produção agrícola e fixando o salário dos trabalhadores, o chamado salário de subsidio e partindo neste contexto, Ricardo define que trabalho é o fundamento da produção de mercadoria e o valor-trabalho era medido pelo trabalho presente empregado na fabricação deste bem mais o trabalho passado utilizado na produção desse mesmo bem.
Em sua análise, o salário não era a única medida de valor, pois se inseriu os juros e a renda e como condição de demonstrar as alterações da participação das classes sociais no contexto histórico, Ricardo procurou ampliar de forma lógica o critério de trabalho incorporado ao sistema econômico da apropriação de terra e a acumulação de capital. Para ele foi extremamente importante estudar e configurar a distribuição da renda entre as três classes e para que essa distribuição se desse coerentemente deveria haver uma medida de valor invariável que proporcionasse suporte aos mesmos.
Porem, os interesses individuais da classe proprietária de terras estão em contradição com o interesse das demais classes e sociedade em geral e Ricardo considera que seria lamentável que os interesses de uma classe em particular da sociedade influenciasse o progresso de riqueza da população e do país, o qual possuía o papel apenas espectador, sem atuar ou intervir na gestão, desde que não alterasse os índices do mercado econômico.

Relacionados

  • O pensamento administrativo no antigo egito - análise da administração pública faraônica na 20a dinastia
    78051 palavras | 313 páginas