QUAL A IMPORTÂNCIA DA EXPRESSÃO CORPORAL NO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS NA EDUCAÇÃO?

3852 palavras 16 páginas
RESUMO
O Presente artigo nos traz importante colaboração na área da educação, com apoio de alguns autores, entre eles: WEIL e TOMAKOW, FREIRE, LE BOULCH e BARSCH. A pesquisa bibliográfica vem nos mostrar a importância de trabalharmos com a expressão corporal (movigenética) em nossa prática na sala de aula, no desenvolvimento das habilidades e competências dos nossos educandos.

Palavras chave: Movimento. Expressão. Corporalidade.

1. INTRODUÇÃO

O desejo de comunicar-se é algo inerente ao ser humano e que o acompanha desde tempos mais remotos e durante toda a sua existência. Os homens primitivos exteriorizavam sentimentos através de desenhos, gestos, desenvolvendo assim uma maneira peculiar de expressão.
A expressão corporal é a comunicação de maior fluência na vida diária. Por meio de uma linguagem do corpo, os indivíduos compartilham interesses, sentimentos e conhecimentos. Este tipo de comunicação retém um forte teor de afetividade (com relevância social e intelectual), pois traduz as mais íntimas sensações humanas.
Devido ao próprio contexto social, político e econômico, a escola de algumas décadas atrás não oportuniza a mobilidade dos alunos, sendo que estes eram concebidos como “tabulas rasos”, seres que não trazem consigo uma bagagem histórica e cultural. O professor era o dono incontestável e absoluto do “saber e do ser” e ao aluno cabia reter os conhecimentos transmitidos a ele de forma mecânica e estática.
É difícil explicar a imobilidade que é submetida às crianças quando entram na escola. Mesmo se fossemos (e não poderíamos) que uma pessoa aprende quando está imóvel e em silêncio, isso não poderia ser imposto, desde o primeiro dia de aula, de forma súbita e violenta. Não é à toa que os pequenos que entram na escola, passam os primeiros tempos, até adaptarem-se, cansados (dormem mais cedo) preocupados com um mundo diferente para eles, pois ficam presos às carteiras, precisam permanecer estáticos quase

Relacionados

  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas
  • Introduçao ao estudo do direito
    207968 palavras | 832 páginas