Qual a importancia da psicologia da educação para e educação atual

Páginas: 11 (2717 palavras) Publicado: 13 de junho de 2013
Qual a importância da Psicologia da Educação para a Educação Atual?

Capaz de responder ser problema a questão: que aprendeu você faz hoje? Ou dizer quais suas capacidades. Para a Psicologia questão como estas podem ter respostas atualmente de maneira bem conhecida, pois tivemos estudos e pesquisas de pensadores como: Piaget e Vigotsky.
Mas não é tão simples assim conceitos de aprendizagem,visto que a mesma é tão definida no meio escolar ao surgir a necessidade da interligação entre psicologia e educação, surgindo a necessidade da ligação dos conhecimentos obtidos pela psicologia com a educaçãoescolar, sendo a aprendizagem como objeto de estudo.
Propoe-se primeiro a psicologia da aprendizagem, sendo a mesma analisada com o objeto de estudo, em seguida as contribuições de Piaget eVygostsky, e por fim as contribuições da própria psicologia para a escola e fazeres pedagógicos auxiliando o professor.
Menciona-se, a escola como uma instituição sendo visto estar diretamente ligada a sociedade, toda a equipe pedagógica tende a estar apto para a formação de aluno para a vida em um meio social, junto com seus prazeres e complicações, ajudando-os a ter discernimento entre o certoe o errado, os direitos e deveres.
Uma disciplina a psicologia da educação e uma pratica pedagógica recente no Brasil, por isso muitas vezes, alguns profissionais não vêem nesta pratica em aspecto positivo propondo nesta pesquisa os benefícios que traz a psicologia da educação para os profissionais da área, apresentando a importância do auxilio psicológico enquanto acontece o processo de ensinoe aprendizagem (Davis, 1992)
No início tinha a psicologia um caráter individualista, por isso era tida como uma pratica apenas clinica, mas agora, tem além de individualista, um caráter extremamente social, tendo sido implementada em instituições sociais e a escola tem sido uma das que mais tem dado resultados positivos em relação ao trabalho pedagógico.
Não deve o termo papel social daescola ser visto como a margem do tema desse trabalho, isto porque ao se falar em psicologia, falamos do cotidiano das pessoas, bem como ao se falar em psicologia da educação falamos de cotidiano escolar. Vale ainda ressaltar a importância da ligação entre escola e sociedade, pois os problemas que se tem dentro da escola, são nada mais que reflexos da realidade social.

Araújo relata que:O papel da escola é o de uma instituição socialmente responsável não só pela democratização do acesso dos conteúdos culturais historicamente, constituído, mas também o de co-responsável pelo desenvolvimento individual de seus membros (em todos os aspectos).
Objetivando sua inserção como cidadãos autônomos consientes em uma sociedade plural democrática. Para isso, eladeve tomar para si a responsabilidade de também trabalhar o desenvolvimento das capacidades cooperativas ao mesmo tempo que respeitando as diversidades das crianças (2001,p.10).

Piaget (1954) apud La Taile (1992) argumenta que valores estão diretamente ligados à educação escolar. No qual a definição de valor apresenta-se como “caráter afetivo”, isto é, em conjunto com sentimentos projetados sobreo objeto e o sujeito mas uma relação entre o objeto e o sujeito mas uma relação afetiva. Observa-se assim que valor é tudo aquilo atribuindo afetividade, seja um objeto físico, pessoas ou idéias; ou seja aprendem os alunos realmente aquilo que julgam importante para a pura vida, por isso muito mais que educar a escola normalmente mostra-se o porque dessa educação, criando no aluno um vinculo,sentido a necessidade interior de seguir esse caminho pela instituição proposto.
Esses autores apresentam em suas falas o quanto é importante a instituição escolar e necessário para a formação do individuo, sendo que tem sido esta, na maioria das vezes responsável única por tal educação e formação, pois a família tem ficado verdadeiramente a parte da educação dos filhos. Pensando em formação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A importância da psicologia na educação
  • a Importancia da Psicologia da Educação
  • A IMPORTANCIA DA PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO
  • A importância da Psicologia para a educação
  • a importância psicologia para educação
  • A importancia da educação ambiental nos dias atuais
  • ’A importância da psicologia da educação na formação de professores
  • Psicologia da Educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!