QUAL A IMPORTANCIA DA IGREJA NO CONTEXTO URBANO TADEU

446 palavras 2 páginas
QUAL A IMPORTANCIA DA IGREJA DENTRO DO CONTEXTO URBANO
Tadeu Henrique da Silva
Prof.ª Nair Alves Dias
Instituto Teológico Quadrangular
Pastoral Urbana
DATA

RESUMO

Cidade é: complexo demográfico com grande número de habitantes, no qual se desenvolve atividades comerciais, industriais e culturais.
Urbanização é: tornar urbano, reformar (cidade ou parte dela). (XIMENES, 2000, P, 212, 940).
Na definição de Ximenes vamos começar nossa pastoral urbana, visando à importância da igreja no contesto cidade.

PALAVRAS CHAVES; igreja, Urbanização, cidades.

INTRODUÇÃO

A Pastoral Urbana é uma matéria onde nos leva contextualizar a urbanização, onde a maioria das pessoas vive em cidades. Portanto devemos desenvolver uma pastoral adequada e objetiva voltada para os cidadãos.
“O cidadão da cidade precisa de um treinamento adequado e um pastoreio objetivo e definido” (BEZERRA, 2013, p, 5). Nesta afirmação do mestre Bezerra vai começar nossa pastoral urbana.

DESENVOLVIMENTO

Você sabe o que é uma cidade? E o que é urbanização? Onde começou a historia das cidades!
“Uma cidade é uma área urbanizada, que se diferencia de vilas e outras entidades urbanas” (BEZERRA, 2013, p, 15).
Dessa forma, estudando a pastoral urbana, devemos saber como a igreja deve agir nas cidades, ganhando área para evangelizar e implantar o Reino de Deus. A igreja sempre fez parte no contexto urbano, na palestina o templo de Jerusalém era um palco onde muitas das coisas eram resolvidas tanto econômicas quanto administrativas. A igreja cristã teve um papel fundamental na história humana. Pois se olharmos bem sempre no começo de uma urbanização, umas das primeiras instituições á serem formada é a igreja. Isso porque o homem tende a se relacionar com algo divino.
Para fazermos uma pastoral bem definida, devemos levar em conta o contexto de onde estamos evangelizando, quais as necessidades daqueles ouvintes, levando em conta o grau de pobreza, analfabetismo, se estamos em periferias ou em alta sociedade, etc.

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas