Qual a import ncia da energia hidrel trica para o Brasil

583 palavras 3 páginas
Qual a importância da energia hidrelétrica para o Brasil?
No Brasil, além de ser um fator histórico de desenvolvimento da economia, a energia hidrelétrica desempenha papel importante na integração e no desenvolvimento de regiões mais distantes dos grandes centros urbanos e industriais (como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, etc.).
O potencial técnico de aproveitamento da energia hidráulica (que vem da água) do Brasil está entre os cinco maiores do mundo; o país tem 12% da água doce superficial do planeta e condições adequadas para exploração, pois é rico em rios de grande extensão, caudalosos e correndo sobre planaltos e depressões. O potencial hidrelétrico é estimado em cerca de 260 GW, dos quais 40,5 % estão localizados na Bacia Hidrográfica do Amazonas- para efeito de comparação, a Bacia Hidrográfica do Paraná responde por 23 %, a do Tocantins, por 10,6 % e a do São Francisco, por 10 %. Contudo, apenas 63 % do potencial foi inventariado. A Região Norte, em especial, tem um grande potencial ainda por explorar.
A energia hídrica atende a cerca de 92% dos domicílios no país. A produção de energia é realizada por usinas hidrelétricas e termoelétricas, sendo que as usinas hidrelétricas respondem, por cerca de 97% da energia elétrica gerada, sendo que no Brasil, destaca-se a Usina Hidrelétrica de Itaipu, uma das maiores do mundo. O Brasil ainda tem grandes chances de construir mais usinas, pois seu potencial hidráulico é reconhecido como o terceiro maior do mundo, ficando atrás, apenas, da Rússia e da China.
As hidrelétricas do Brasil têm vantagens e desvantagens:
-VANTAGENS:
-> É uma energia limpa, ou seja, não emite gases poluentes da queima de combustível.
->É uma energia renovável, ele se renova eternamente, assim não há preocupações com o seu esgotamento.
->É uma fonte de energia barata.
->No Brasil, por exemplo, é uma boa opção por causa da quantidade de recursos fluviais disponíveis com grande vazão e por causa dos vários acidentes geográficos

Relacionados

  • Temas De Monografias De Engenharia 1
    9492 palavras | 38 páginas