Qual a função que pode ter a tecnologia na funcionalidade e representatividade estética e significado do projeto?

Páginas: 2 (431 palavras) Publicado: 13 de agosto de 2015
Qual a função que pode ter a tecnologia na funcionalidade e representatividade estética e significado do projeto?
A tecnologia hoje é um dos fatores que permite a materialização de uma construçãoarquitetônica, porém, ao final de uma construção, pode ser que ela tenha o mesmo sentido de uma arquitetura banal, ou seja, sem expressividade nenhuma, sem nenhum significado de aprofundamento subjetivoou objetivo.
A partir da análise do caso Norman Foster entende-se que o arquiteto projetista utiliza a tecnologia como um elemento formal. Ou seja, a partir de um planejamento ou projeto deconstrução e composição de uma edificação, o arquiteto tem como matéria a tecnologia, a qual oferece distintos papéis dentro do edifício.

A tecnologia tem o papel de estabelecer a passagem da dimensãoconceitual para o construído, por meio da escolha de materiais, por exemplo. Norman Foster demonstrou naquela época (1974) que já era possível acrescentar a tecnologia na arquitetura, por exemplo, no Centrode Artes Visuais na Inglaterra, no qual as divisórias transparentes permitindo a entrada de luz artificial e natural.
Nesse mesmo projeto, analisamos a tecnologia se relacionando com a questãofuncional, já que ele foi implantado em um terreno desnivelado, então para isso foi feito um espaço que se liga através dessas divisórias transparentes. Na época essa resolução funcional ficou conhecida comoBlaser, onde Foster pôs as áreas de armazenamento e workshop no subsolo.
O detalhamento dos elementos de arquitetura de grande formal em sua composição é presente para a definição de todo oconstruído. Todo o conceitual idealizado é a partir da valorização de elementos que possuem funções de estruturação, sustentação e proteção da edificação, o que pressupõe uma ênfase na dimensão tecnológicarepresentada.
Os problemas vinculados a não consideração dos aspectos tecnológicos no desenvolvimento de projetos arquitetônicos se relaciona a presença da arquitetura “banal” na qual o efeito de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Para o desenvolvimento de projetos de trabalho é necessário ter clareza sobre o significado de interdisciplinaridade
  • O que um homem pode ter
  • Função e funcionalidade das contas
  • Contas: Função e Funcionalidade
  • Arquitetura, estética e funcionalidade
  • A ESTÉTICA E A TECNOLOGIA
  • O veneno pode ter sabor salgado
  • Função e Funcionalidade de algumas contas contábeis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!