Qual é tua obra

Páginas: 4 (752 palavras) Publicado: 17 de maio de 2012
A Moral, ao longo do tempo foi o fundamento da ação humana, como uma ética moralmente correta (boa). Maquiavel, todavia, constrói uma ética dos fins e não dos meios para governar a Política, nãolevando em conta o ato moral, mas a tática para manter-se no poder, construindo uma nova concepção ética, pois é através do modo de agir que os seres humanos manterão uma relação de convivência com osoutros, com a sociedade.
Segundo Maquiavel, o homem deverá ter além da fortuna, a virtude para que possa conquistar o poder e saber conduzir-se nele. A virtude deve ser a qualidade inata de seu ser.Sem essa qualidade não poderá, o príncipe, resistir no poder. Por isso é que a idéia de virtude domina a sua obra. (O Príncipe). Visto isso, podemos nos questionar qual a melhor maneira, isto é, como oPríncipe deve governar? Qual a concepção adequada para isso?
Diante desse questionamento, objetivaremos, em vista da relevância do tema abordado, a sua atualidade, como também sua abrangência nocenário Político-administrativo nos diversos setores da sociedade, associar a concepção de política apresentado por Maquiavel em sua obra O príncipe com a ação política atual.
Ao longo dos séculos, aPolítica vem sendo praticada, direta ou indiretamente, contribuindo no desenvolvimento da nação, por isso, a participação na vida política tornar-se uma necessidade humana. A participação política deveestá presente em toda parte de nossa vida e que, sob a qual, devemos ter conhecimento e buscar melhores condições de vida para todos os homens e que lhes garanta também uma boa convivência.
O tema é defundamental importância para o desenvolvimento de toda e qualquer sociedade, porque é através da ação livre e participativa que se podem construir lideranças políticas capazes de conduzir uma nação(monarquia ou republica) sem ter de usar de artimanhas que lhes garanta a permanecia no poder.
Portanto, a partir de uma leitura do pensamento político de Maquiavel, percebe-se que ele oferece uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • obra
  • QUAL É A TUA OBRA
  • Obras
  • A obra
  • A obra
  • obras
  • qual é a tua obra
  • Qual é a tua obra

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!