Quais S O As Atribui Es E O Que Cobrar De Cada Pol Tico Eleito E Poder Judici Rio

3543 palavras 15 páginas
Quais são as atribuições e o que cobrar de cada político eleito?
09/09/2014 - 06h00

Ronaldo Marques do BOL, em São Paulo

Caio Guatelli/Folha Imagem

As Eleições 2014 serão realizadas no dia 5 de outubro em todo o país

No dia 5 de outubro deste ano, o povo brasileiro irá às urnas para eleger presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. Mas será que você sabe o que faz cada um dos eleitos?
Foi pensando em esclarecer quais são as atribuições dos governantes que o BOL entrevistou os cientistas políticos Maria Leticia Brito, Henrique Costa e Rafael Mucinhato, mestrandos da USP (Universidade de São
Paulo), sendo que este último também é vinculado ao Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas da mesma instituição. Os pesquisadores ajudaram a resumir as funções de cada cargo político e esclareceram dúvidas sobre a divisão de responsabilidades, de forma que você possa saber quem deve cobrar em cada situação.

Presidente
Maior autoridade do país, o presidente da República é o chefe de Estado brasileiro. Durante seu governo, ele conta com a ajuda do vice-presidente e dos ministros, que vão cuidar de áreas determinadas pelo mandatário. Funções do presidente


Cuidar da defesa do país e das relações com as outras nações, por exemplo, definir as regras para imigração e o comércio entre os países.



Representar o país no exterior, como quando o presidente viaja para participar de conferências na ONU ou reuniões internacionais para falar de negociações e tratados.



Cuidar da infraestrutura nacional, planejando novas rodovias e ferrovias federais ou usinas geradoras de energia, por exemplo.



Controlar e planejar a atuação das forças armadas, por meio do Ministério da Defesa, e cuidar das fronteiras. 

Criar as políticas nacionais de Saúde, Educação e Cultura.



Administrar a rede federal de ensino, que abrange a educação superior, como as universidades federais.



Nomear o Presidente do Banco Central, além dos membros dos órgãos máximos

Relacionados

  • e-social
    30027 palavras | 121 páginas