Quais princípios da escola clássica da administração se manifestam na administração do mc donald's dê exemplos trabalhos escolares e acadêmicos prontos

Páginas: 7 (1714 palavras) Publicado: 22 de março de 2012
 HISTÓRIA DO COOPERATIVISMO
Desde a pré-história até o início de nosso século encontramos diversas formas de associações de pessoas. Isso demonstra que a cooperação tem sido uma constante no ser humano, através dos tempos. Os homens vêm trabalhando em conjunto desde os tempos primitivos, na colheita, na caça, na pesca, na habitação e na produção de bens. O cooperativismo é encontrado desde aantiguidade, quando os homens já demonstravam a tendência de viver em grupos para defenderem os interesses comuns. Na Babilônia, no Egito e na Grécia já existiam formas de cooperação nos campos de trigo e no artesanato. No século XV, quando do descobrimento da América, foram constatadas formas bem definidas de cooperação nas civilizações  Asteca, Maia e Inca, onde viviam em regime de verdadeiraajuda mútua. 
 COOPERATIVISMO MODERNO
 O Cooperativismo Moderno surgiu junto com a Revolução Industrial (surgimento das máquinas a vapor), como forma de amenizar os traumas econômicos e sociais que assolavam a classe de trabalhadores com suas mudanças e transformações.  
O cooperativismo moderno nasceu na primeira fase da Revolução Industrial (1760-1850).  Durante décadas, naInglaterra e na França, foram organizadas diversas sociedades com características de cooperativas. Esses movimentos de cooperação foram conduzidos por idealistas, como Robert Owen, Louis Blanc, Charles Fourier, entre outros, que defendiam propostas baseadas nas idéias de ajuda mútua, igualdade, associativismo e auto-gestão. 
Considerados por muitos os precursores do cooperativismo, estespensadores socialistas começaram a estudar as formas de organização das civilizações antigas, até que descobriram a cooperação como instrumento de organização social. Com isto começaram a divulgar idéias e experiências destinadas a modificar o comportamento da sociedade. 
O processo de industrialização, na sua primeira etapa, fez com que os artesãos e trabalhadores rurais migrassem para as grandescidades, atraídos pelas fábricas em busca de melhores condições de vida.  Essa migração fez com que houvesse excesso de mão-de-obra, resultando na exploração do trabalhador de forma abusiva e desumana. Ao serem prejudicados pelo novo modelo industrial que substituiu o trabalho artesanal, 28 tecelões do bairro de Rochdale, em Manchester, na Inglaterra,  decidiram pela criação de uma sociedade deconsumo, baseada no cooperativismo puro.  Em 21 de dezembro de 1844, fundaram a “Sociedade dos Probos Pioneiros de Rochdale”. Estes tecelões fundaram um armazém comunitário, com um capital inicial de 28 libras , representando uma libra que cada um do grupo havia economizado. Assim nasceu a  primeira cooperativa de consumo da história.  
Dispondo de pequenos estoques de farinha, açúcar eaveia, este   modesto estabelecimento, administrado pelos seus próprios fundadores, foi alvo de deboche dos tradicionais comerciantes da cidade. Porém, despertou a atenção dos consumidores locais e principalmente das classes trabalhadoras, pela considerável prosperidade. O que aparentemente parecia apenas um armazém, idealizado para oferecer aos seus associados artigos de primeira necessidade,transformou-se na semente do movimento cooperativista. 
Os tecelões aperfeiçoaram o sistema e desenvolveram um conjunto de princípios, conhecidos mais tarde como “Princípios Básicos do Cooperativismo”, adotados posteriormente por cooperativas surgidas em diversos paises do mundo. Com o tempo, ocorreram algumas modificações, contudo sua essência se manteve: adesão livre e voluntária, gestãodemocrática pelos cooperados, participação econômica dos membros, autonomia e independência, educação, formação, informação, intercooperação e interesse pela comunidade. 
 PRINCÍPIOS DO COOPERATIVISMO
 Os princípios cooperativos são as linhas orientadoras através das quais as cooperativas levam à prática os seus valores. Em sua mais recente formulação, em 1995, pela Aliança Cooperativa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A escola classica de administração e o movimento a administração.
  • A ESCOLA CLÁSSICA OU ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
  • ESCOLA CLASSICA DA ADMINISTRAÇÃO
  • Escola clássica da Administração
  • Escola Clássica da Administração
  • ESCOLA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
  • Escolas Clássicas da Administração
  • Escolas da administração clássica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!