Quais posturas teóricas e metodológicas existem a respeito da agressividade infantil

Páginas: 9 (2234 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013







Quais posturas teóricas e metodológicas existem a respeito da agressividade infantil
Elaine Silva Santos

















INTRODUÇÃO
Ao analisar as diversas faces da agressividade infantil, e a dificuldade de análise de suas possíveis causas, notou-se que a ausência de regras e limitesimpostas a estas, dentre outros fatores externos( meio em que vivem ) e internos (propensão biológica do desenvolvimento agressivo), são fatores considerados de extrema relevância perante opinião geral.
A pesquisa se propõe à analisar dados preponderantes da agressividade infantil, desde seu nascimento até a sua maturidade escolar (tida em pesquisa por cerca dos 6 anos de idade), e a influênciaque o meio exerce sobre as mesmas. Segundo resultados obtidos, a agressividade tem diversas definições, o que dificulta sua conceitualização, entretanto a agressão pode ser classificada como o ato de prejudicar ou lesar outros indivíduos de sua própria espécie, levando em consideração suas diversas motivações e determinações(circunstanciais).
Para a elaboração da fundamentação teórica, foramcolhidas para análise dados bibliográficos de livros, sites e periódicos, com as principais contribuições sobre “agressividade”, onde, foi possível observar que os danos causados pela agressão podem ser morais, psicológicos ou ainda físicos.
Segundo OZELLA: “A agressão aprendida através de exemplos de modelos mediadores tem a capacidade de desinibir comportamentos ou eliciar novos como vemapontando diversos experimentos baseados na teoria de Bandura”, entretanto é preciso enfatizar que em alguns casos a agressividade pode ser apenas desvio de outros sentimentos como raiva, insegurança dentre outros.
Porém essa agressividade é adquirida, inata ou pode ser reforçada com algumas atitudes na infância? A agressividade infantil realmente acontece, ou é apenas um fator relevante da idade sobqual o individuo se encontra?

PROBLEMA
A agressividade infantil realmente acontece, ou é apenas um fator relevante da idade sob qual o individuo se encontra?
TEMA
Quais posturas teóricas e metodológicas existem a respeito da agressividade infantil.
JUSTIFICATIVA:
Segundo Winnicott, a agressividade é uma característica da natureza humana, portanto, inata, mas não no sentido biológico oupsíquico, mas sim no sentido de estar vivo, porém o que é natural aos seres humanos não tem uma única raiz, e nem um único significado, ao contrário, tem várias naturezas e diferentes formas de manifestação e a consideração do tema remete a um estudo de suas raízes.
A agressividade pode ser representada de inúmeras formas, que vão desde a agressão verbal (velada), agressão moral e até mesmo aagressão física (confronto direto). Ao longo da pesquisa foi constatada a dificuldade em se definir conceitos para a tal, mesmo parecendo simples, é necessário observar as suas inúmeras causas e fatores.
Para Leite (1987), a definição de agressão considera três tendências: a definição por características da resposta a agressão (como estapear, cuspir, chutar ou morder); a definição pelas condiçõesantecedentes ou estímulos que antecedem um episódio agressivo (como frustação, ou estados emocionais de raiva e cólera); e as consequências que o comportamento em questão causa ao ambiente social (danos a outros organismos, por exemplo).
Ainda pode-se observar a natureza da agressão, como sendo intencional ou não. A intencionalidade é definida como uma ação de caráter orientado, adaptado ao futuroimediato de certos conteúdos da consciência, logo o individuo induzido pela agressão intencional, tem consciência da atitude que exerce, sendo ela induzida a causar dano a outro individuo, seja de forma direta ou indireta, por meio de boatos, agressão verbal, física, etc.


Também é possível dizer que existem episódios que em si, potencializam a ocorrência de respostas agressivas. Segundo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Agressividade infantil
  • Agressividade Infantil
  • Agressividade infantil
  • AGRESSIVIDADE INFANTIL
  • Agressividade infantil
  • AGRESSIVIDADE INFANTIL
  • Agressividade infantil
  • Agressividade Infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!