Quais foram as estrat gias que a Alpargatas usou

1960 palavras 8 páginas
1) Quais foram as estratégias que a Alpargatas usou, em relação aos 4 Ps (produto, preço, praça e promoção = AULAS 10, 11, 12 E 13), para tornar as sandálias Havaianas um ícone de produto no mercado mundial?

Quando surgiram as sandálias Havaianas, o seu público principal eram as pessoas de baixa renda das classes C e D. Com seu design bastante confortável e simples, preços baixos e locais de vendas populares, elas eram consideradas “sandálias do povo”. As havaianas eram bastante encontradas nos pés de pessoas humildes, pedreiros em canteiros de obra, mas, querendo mudar essa visão, as alpargatas (empresa responsável pelas havaianas) adotou uma nova estratégia para mudar o posicionamento da marca. De início, criaram a campanha “Todo Mundo Usa”. Depois veio o lançamento das Havaianas Top, modelos simples, mas com uma maior sofisticação e mais bem elaboradas. A partir daí, as havaianas passaram a criar com modelos exóticos e diferentes, alavancando a posição da marca. A estratégia deu tão certo, que atualmente elas são encontradas em mais de 60 países mundo afora, com diversas franquias especializadas e modelos diferentes, mas sempre mantendo o conforto do começo de sua criação. Partindo da visão dos 4Ps do marketing e foi elaborada a campanha de reposicionamento da marca Havaianas, que mudou a visão do produto de artigo popular, para item internacional.

PRODUTO
Quando foi lançada, as sandálias das havaianas eram produtos simples, com cores padrões em suas tiras e na sola, além de virem acondicionadas em saquinhos plásticos. Mas com o lançamento das Havaianas Top no mercado, o produto ganhou uma variedade de cores, estilos e uma embalagem mais caprichada e trabalhada graficamente, influenciando a mudança de visão do público ao produto, atingindo outras classes. O design diferenciado do produto chama muito a atenção do público que se quer atingir. A havaianas tem diferentes modelos de sandálias que vai do mais tradicional até aos modelos feitos para serem usados na

Relacionados