quais as praticas de freud que amtecederam a formulação da teoria psicanalise

358 palavras 2 páginas
CHAPLIN, Charlie. Tempos Modernos. United Artist, 1936

O filme “Tempos Modernos” se passa no século XX, começou a ser exibido no ano de 1936, dirigido por Charles Chaplin e tento-o também como ator principal.
Nas primeiras senas a expressão corporal do personagem é marcante e até hoje proporciona riso fácil. Ao decorrer do filme mostrava também a vida na cidade em tempos de crise e desperta reflexões sobre o mundo moderno e o capitalismo bruto.
O personagem principal trabalhava em uma indústria baseada no fordismo, onde os trabalhadores eram submetidos a um grande esforço físico e mental. Já que, os operários trabalhavam de maneira excessiva, sempre com os mesmos movimentos, o filme evidencia o esforço para a diminuição de tempo no cumprimento das tarefas e aumentar a produção e o trabalho dos operários, mostrando uma característica forte do modelo fordista, foi à invenção de uma máquina que alimentava automaticamente os funcionários.
O personagem chega ao ponto de não conseguir realizar outra função, preferindo ficar preso na cadeia para ter uma vida mais tranquila. A única cena do filme que Carlitos consegue ser ele mesmo é na hora de dançar, visto que é um momento de liberdade e de fazer o que realmente gosta.
O enredo mistura o drama das crises da época com comédia, o que alivia a tensão e deixa o filme mais agradável aos espectadores. O roteiro é simples, mas mesmo assim consegue prender a atenção de quem assiste.
Para se ter ideia de como a história é simples, nenhum personagem tem o nome revelado. Mas isso não afeta em nada sua qualidade, nem mesmo a ausência de falas é problema, já que os atores conseguem expressar emoções apenas com gestos e olhares.
“Tempos Modernos” mostra claramente a mecanização do trabalho e a desprezo com o ser humano. A organização era vista como uma máquina e o homem era uma peça do mesmo.

Resenhado por: Andiara Camila Ferreira da Silva
Janaina Galvão da Silva
Monielly Raiany Freitas da Silva Ferreira

Relacionados