Quaest es de metrologia

829 palavras 4 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO – UNA
CURSO: Engenharia de Produção
PROFESSOR: Ernesto

EXERCÍCIOS

_ Explicar a diferença entre causas comuns, aleatórias e estranhas, e sua relação com o controle estatístico do processo - CEP.
R: Causas comuns ou aleatórias significa que o processo é previsível, tendo controle estatístico do processo através dos dados obtidos sendo demonstrados nos limites superiores e inferiores dentro do limite de controle.
Causa estranha é quando o processo está diferente e fora do normal e, quando se encontra um ponto fora do limite de controle o processo não a previsibilidade do produto.
A relação em que as causa têm com o CEP é que quando um instrumento possui um controle estatístico, a variabilidade do instrumento não é o suficiente para a especificação de engenharia - é a tolerância em relação à peça que irá medir.

_ Explicar a relação entre uma curva normal, bimodal e o CEP.
R: Curva normal serve de aproximação para o cálculo de outras distribuições quando o número de observações fica grande. É inteiramente descrita por seus parâmetros de média e desvio padrão, ou seja, conhecendo-se estes valores consegue-se determinar qualquer probabilidade em uma distribuição normal, sendo inerente ao processo produtivo, está dentro do controle estático levando a previsibilidade do processo, pois a normal tem causas comuns, aleatórias, inerentes aos processos. A curva não é normal quando não se encontra dentro do controle estatístico, isso ocorre ao obter os cálculos no histograma uma boca de sino virada pra baixa, é denominado bimodal (causa estranha). Portanto qualquer outra curva que não seja normal não dá CEP.
_ Um processo pode ser capaz, apresentando uma curva normal estando fora de centro?
R: Quando se tem o limite superior e inferior de controle, tendo o processo dentro desses limites estando sobre o controle estatístico do processo as medidas serão previsíveis. Se o processo é capaz não se sabe, por exemplo, imagine no laboratório a variabilidade de

Relacionados