Quadro sinoptico2

747 palavras 3 páginas
1) Defina Ciência do Direito. conhecimentos, metodicamente coordenados, resultantes do estudo ordenado das normas jurídica com o propósito de apreender o significado objetivo das mesmas e de construir o sistema jurídico, bem como de descobrir as suas raízes sociais e históricas. 2) Qual o objeto da Ciência do Direito?
Construir o sistema jurídico, também denominado ordenamento jurídico, ou seja, a ordenação das normas do direito de um país (brasileiro, francês etc.), bem como formular conceitos e teorias jurídicas. 3) Quais os métodos utilizados pela Ciência do Direito ou Ciência Jurídica para o estudo da realidade histórico-social?
Método histórico 4) Explique a razão de não ser utilizado o método das ciências naturais no estudo da ciência jurídica.
Por independer da ação humana, ou seja a fenômenos naturais são imprevisíveis. 5) Como Kirchmann considerou a natureza científica do Direito?
“A ciência do direito, tendo por objeto o contingente, é também contingente: três palavras retificadoras do legislador tornam inúteis uma inteira biblioteca jurídica”. Assim, segundo Kirchmann, uma simples lei derrogadora de um sistema jurídico inutilizaria a ciência jurídica. Mas tal contingência, comum ao histórico, só tornaria anacrônica uma forma de saber jurídico, que seria substituída por outra tendo por objeto o novo direito. Anacrônico, mas não sem validade, por ter valor histórico”. 6) Atualmente, como é considerada a natureza científica do Direito? apesar de sua mutabilidade, desde que não se considere a norma jurídica, que é mutável, como o objeto da ciência do direito, mas a experiência passada, que, como tradição, se mantém viva. Diga-se de passagem: não é a norma que é mutável, mas o seu conteúdo 7) O que você entende por método jurídico? 8) Qual o método específico utilizado no estudo da ciência jurídica.
Método dedutivo 9) O que irá ditar a escolha do método jurídico a ser empregado?
O fator social a ser analisado. 10)

Relacionados