Quadro de levantamento do ENEPEX

1120 palavras 5 páginas
INTRODUÇÃO
O presente trabalho apresenta os resultados finais de pesquisa que teve por objetivo analisar e resumir a natureza de cinco trabalhos das dez ultimas reuniões anuais da Anped.
O Gt selecionado para o estudo corresponde a linha de pesquisa de Estado e politica educacional .
Neste estudo procurou-se analisar as diferentes estratégias e discursos associados aos programas implantados na educação e com o objetivo de compreender a concepção do papel deles e da gestão pedagógica. ANALISES:
A política de financiamento da educação do FUNDEF:
A questão de pesquisa consistiu em perceber quais possíveis modificações uma política de financiamento do ensino fundamental trouxe para a educação municipal de Francisco Santos/PI.
A autora nos trás uma breve apresentação do programa com explicações de da onde vem o dinheiro e como ele seria repassado. Trouxe também um debate com críticas e melhorias que o programa resultou e pelos os dados das pesquisas podemos concluir que, em nível local, o FUNDEF, de certo modo, trouxe benefícios para a política educacional do município, minimizando os problemas mais urgentes da educação, uma vez que houve uma mudança na organização e na rotina tanto dos professores quanto da secretaria, além de um considerável incremento de mais recursos para a educação municipal.
O PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA – PDE NA ÓTICA DA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL
O objetivo deste artigo é apresentar o estudo realizado, no âmbito da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS), sobre os móveis determinantes que levaram à implantação do PDE nas escolas da rede estadual, em Campo Grande, no período de 1998 a 2005.Para um estado que passava por sérias complicações financeiras, o PDE trouxe um “fôlego” para Mato Grosso do Sul, no que se refere ao investimento na educação e um beneficio ao mercado e à economia, no sentido de aquecer o comércio local, com a compra de material pedagógico, de consumo

Relacionados