Quadro cronológico

Páginas: 9 (2216 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
TUCURUÍ – PA
PEDAGOGIA 2º SEMESTRE
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Cleuciane Sousa da Silva RA: 354261
Gleise Andrea Diniz Ferreira RA: 363454
Marta Hisla da Silva Sousa RA: 355978
Maria Nila Furtado RA: 363456
Orismar da Silva Sousa RA: 378797
Profª. Ma. Helenrose A.da S.Pedroso Coelho

TUCURUÍ-PA
14/09/2012
Introdução
O trabalho apresentado a seguir, vemapresentar importantes nomes da psicologia que contribuíram com a educação hoje, e que com certeza prevalecerá com grandes valores por muitas e muitas gerações.
Sigmund Freud, Jean Piaget, Henri Wallon e Lev Vygotsky, são grandes psicanalistas que se dedicaram em estudar a mente humana, o que se passa na mente e entender o desenvolvimento do conhecimento do sujeito.
Cada teoria revela um aspectodiferente. São vários pensamentos para um só assunto, por isso é importante que levemos em consideração todos os pontos de todas as teorias, pois cada uma tem sua característica e cada psicanalista tem seu jeito de pensar.

“Os fenômenos humanos são biológicos em suas raízes, sociais em seus fins e mentais em seus meios.” (Jean Piaget).

“O indivíduo é social não como resultado decircunstâncias externas, mas em virtude de uma necessidade interna.” (Henri Wallon)

“O pensamento é o ensaio da ação.” (Sigmund Freud)

“Só o homem pode educar o homem.” (Lev Vygotsky)

Sigmund Freud
Sigmund Freud nasceu em Freiberg, na Tchecoslováquia, no ano de 1859. Formado em medicina e especializado em tratamentos para doentes mentais, Freud foi o responsável pela revolução no estudo da mentehumana, com sua teoria sobre a mesma.
A psicanálise surgiu como possibilidade de compreender o fenômeno educativo através da noção do inconsciente, oferecendo bases de educação que visem diminuir os efeitos patogênicos da repressão e oferecer um modo de prevenir as doenças psíquicas.
Sua teoria estabelecia que as pessoas ficavam com a mente doente por não expressarem seus sentimentos e deixassemcom que isso lhes afetassem o lado emocional e prejudicando assim o seu normal comportamento mental. Segundo Freud, estas pessoas se fechavam de tal maneira esses sentimentos dentro de sua mente, que, após algum tempo, esqueciam-se da existência.
Baseado em sua teoria, Freud resolve tratar esses casos através de interpretação de sonhos e também através do método da associação livre, ou seja,fazer com que seus pacientes falassem qualquer coisa que viesse à sua cabeça. Observando esses métodos podemos ter uma base em como lidar na educação, como fazer com que os indivíduos se integrem ao meio em que estão inseridos, consigam compartilhar aquilo que sentem com os demais para que possam ter uma mente saudável e um bom desempenho social.
A teoria Freudiana engloba outros pontos fundamentaispara o entendimento da mente humana, a sexualidade, por exemplo, segundo Freud o sexo era um dos sentimentos reprimidos e importantes.
A teoria psicanalista buscou formular interpretações na própria educação e moralidade, problematizando assim o excesso de poder e de repressão que o processo educacional atua nos indivíduos. Todos esses aspectos influenciam na formação social do individuo e na suarelação com a sociedade em que estão inseridos.
A contribuição de Freud com sua teoria para a educação ajuda no entendimento da mente, do que se passa no interior do individuo, fazendo com que se descubram ferramentas que ajudem em um melhor desenvolvimento do ser humano, tentar conhecer seu interior, questões como sexualidade, princípios do prazer, a agressividade o principio da realidade quesão pontos da teoria de Freud fica bem mais fácil entender a mente humana.
Os pensamentos e experiências de Freud revelam que o individuo não pode viver em uma sociedade sem aprender os sentimentos de fraternidade, solidariedade e cooperação. E esses sentimentos não são próprios do ser humano e sim adquiridos com a sua trajetória de vida, seja em âmbito escolar ou familiar.
No entanto, os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Quadro Cronologico
  • quadro cronologico
  • Quadro cronologico educao no brasil
  • historia da educação quadro cronologico
  • HISTORIA DA EDUCACAO QUADRO CRONOLOGICO
  • QUADRO CRONOLÓGICO DA EVOLUÇÃO DA ESPÉCIE
  • Quadro cronologico colonia/imperio
  • quadro cronológico da história da música do brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!