QUADRO COMPARATIVO SOBRE GÊNERO

Páginas: 13 (3084 palavras) Publicado: 8 de fevereiro de 2014
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA SÃO PAULO





QUADRO COMPARATIVO SOBRE GÊNERO










São Paulo
2013










Quadro comparativo sobre o conceito de gênero sob o ponto de vista de diferentes autores.






Reflexão apresentada à Pontifícia Universidade Católica-SP, como avaliação final
da disciplina Estudo de gêneros textuais em diferentes práticassociais.



TRABALHO FINAL: QUADRO COMPARATIVO SOBRE GÊNERO

O que postula?Detalhamento da abordagem: aspectos relevantes, orientação teórica (linguística, social, psicológica...)Principais contribuiçõesCríticas / lacunasOutras questões
BAKHTIN Bakhtin observa os gêneros pelo ângulo sócio histórico, postulando que “cada esfera de utilização da língua elabora seus tipos relativamenteestáveis de enunciados, sendo isso que denominam os gêneros do discurso”.
Para o autor, a comunicação é indispensável para os seres humanos. Ela pode se dar por meio de diversas manifestações linguísticas, como a escrita, a oralidade, os sons, os gestos, as expressões fisionômicas etc.
Segundo ele, tais manifestações são bastante diversificadas, pois estão relacionadas às muitas esferasda atividade humana.

Bakhtin trata do uso da língua nas atividades humanas:
Todas as esferas da atividade humana, por mais variadas que sejam, estão sempre relacionadas com a utilização da língua. Não é de surpreender que o caráter e os modos dessa utilização sejam tão variados como as próprias esferas da atividade humana. A utilização da língua efetua-se em forma de enunciados (orais eescritos), concretos e únicos, que emanam dos integrantes duma ou doutra esfera da atividade humana. O enunciado reflete as condições específicas e as finalidades de cada uma dessas esferas, sendo que, cada esfera de utilização da língua elabora seus tipos relativamente estáveis de enunciados, denominando os gêneros do discurso.
Neste trecho podem-se perceber três conceitos principais: língua,enunciado e gêneros do discurso. Essas entidades, para Bakhtin, estão intimamente relacionadas, para o bom funcionamento da comunicação.
O conceito de gênero discursivo tem todo um processo histórico de constituição na obra do Círculo de Bakhtin/Medvedev (1928), o Círculo anuncia que:

“Um todo artístico de qualquer tipo, isto é, de qualquer gênero, presenta uma dupla orientação narealidade e as características dessa orientação determinam o tipo de todo, isto é, seu gênero.
Em primeiro lugar, a obra se orienta para o ouvinte e receptor e para condições definidas de atuação e recepção. Em segundo lugar, a obra orienta-se na vida, de dentro pode-se dizer, por seu conteúdo temático. [.]
Assim, a obra participa da vida e entra em contato com os diferentes aspectos darealidade que a circunda, por meio de seu processo de realização efetiva; como algo produzido, ouvido, lido, em um determinado tempo, em um determinado lugar e em determinadas circunstâncias [.] ocupa um lugar definido na vida. Toma lugar entre a gente organizada de alguma maneira. As variedades dos gêneros dramáticos, líricos e épicos são determinadas por essa orientação direta dada pelo mundo comofato, ou, mais precisamente, pelo mundo como acontecimento histórico da realidade circundante”. (Bakhtin/Médvedev, 1928, pp. 130-131,)

Para Bakhtin (1997, p. 284) cada esfera da sociedade conhece seus Gêneros, que são apropriados à sua especificidade, aos quais correspondem determinados estilos. Uma dada função (científica, técnica, ideológica, oficial, cotidiana) e dadas condições,específicas para cada uma das esferas da comunicação verbal, geram um dado gênero, ou seja, um dado tipo de enunciado, relativamente estável do ponto de vista temático, composicional e estilístico.

Bakhtin relaciona a formação de novos gêneros ao aparecimento de novas esferas da atividade humana, com finalidades discursivas específicas. Esta imensa heterogeneidade fez com que Bakhtin...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Quadro comparativo sobre grámaticas
  • Quadro Comparativo Sobre Aprendizagem
  • Quadro comparativo sobre as teorias de alfabetização
  • MONTAR UM QUADRO DE PESQUISA COMPARATIVO SOBRE OS POVOS
  • Quadro comparativo
  • Quadro comparativo
  • quadro comparativo
  • quadro comparativo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!