Quadro comparativo entre Libaneo e Sheibe

366 palavras 2 páginas
Quem é a Pedagogia, qual sua IDENTIDADE?
LIBÂNEO SHEIBE e Aguiar
Diz em seu livro: “teoria e prática da educação” (1998, p.89) e distinguiu a prática educativa como o “objeto peculiar de estudo da ciência pedagógica, que dá unidade aos aportes das demais ciências da educação” (1998, p.61) e estuda “o fenômeno educativo na sua globalidade”.
Pedagogia sendo uma das ciências que estuda a educação como prática (e uma ocorrência) complexa e multidiferencial.
O pedagogo como sendo um cientista da educação, capaz de atuar espaços não-escolares, como hospitais, empresas, Recursos Humanos, entre tantas outras.
Qual a estrutura do curso de Pedagogia?
LIBÂNEO SHEIBE e Aguiar
Defende a teoria que julga de natureza pública educação para todos.
Melhoria na formação dos professores, da gestão e supervisão das escolas e da organização do trabalho pedagógico.
Fundamentos da educação, currículo, avaliação, teorias da educação, como também as disciplinas relativas às habilitações como princípios e métodos da administração escolar, fundamentos da supervisão e orientação educacional, planejamento educacional, medidas educacionais, práticas de gestão, métodos e técnicas de pesquisa. .
Para Scheibe e Aguiar tendo como base (1999) na Resolução CFE n.º 2/1969, as disciplinas das Habilitações em Supervisão, Orientação, Administração e Inspeção Educacional, essas habilitações deveriam ser feitas no Curso de Graduação em Pedagogia afim de, formar então os chamados especialistas em educação. Professores dos professores e cientistas especialistas em educação.
Qual a área de atuação do Pedagogo?
LIBÂNEO SHEIBE e Aguiar
“Um professor é um pedagogo, mas nem todo pedagogo precisa ser professor.”
O pedagogo é um cientista da educação, capaz de operar em espaços não-escolares, como hospitais, empresas, Recursos Humanos, entre tantas outras.
.
“profissional habilitado a atuar no ensino, na organização e na gestão de sistemas, unidades e projetos

Relacionados