Quadro Cl nico e Radiol gico Raquitismo e Osteomal cia

703 palavras 3 páginas
Quadro Clínico e Radiológico Raquitismo e Osteomalácia Apesar de o Raquitismo e a Osteomalácia serem patologias muito semelhantes quanto ao processo deficitário de mineralização óssea, suas manifestações clínicas são bastante variadas.
No caso do Raquitismo os sintomas são facilmente detectáveis, pois constituem um conjunto muito claro de diferenças anatômicas em relação a pacientes saudáveis, discernidas a partir de exames radiológicos e visuais. Geralmente o quadro clínico do paciente raquítico está relacionado a deformidades no osso, fraturas, deslocamento epifisário e anormalidades no crescimento. No entanto, além dos aspectos anatômicos, o enfermo pode ainda relatar dor e demonstrar fraqueza muscular proximal e hipotonia.
A princípio, bebês e crianças acometidos pelo Raquitismo apresentam clássicas deformidades esqueléticas. Por volta dos seis meses, por exemplo, nota-se o surgimento de uma proeminência frontal (figura 1) no crânio decorrente do atraso do fechamento das fontanelas e o achatamento dos ossos parietais é evidente. Mais tarde pode ocorrer o aumento da cartilagem da junção costocondral e pode também haver retração das costelas inferiores próximas ao diafragma, resultando em formas anatômicas denominadas respectivamente Rosário Raquítico (figura 3) e Sulco/Sinal de Harrison (figura 2).

(Figura 1: Proeminência frontal do crânio; Figura 2: Sinal de Harrison; Figura 3: Rosário Raquítico)
Se o distúrbio não for tratado devidamente ou precocemente pode acarretar arqueamento de ossos longos (principalmente o rádio, a ulna, o fêmur e a tíbia) (figuras 4 e 5), fraturas e graves alterações morfológicas na coluna vertebral como escoliose, hiperlordose ou cifose. Outro aspecto que se manifesta em pacientes raquíticos é o retardo da erupção dentária agravada por defeitos no esmalte e calcificação inadequada na dentina caso a doença seja do tipo hipocalcêmica ou hipofosfatêmica. (Figura 4: Crianças com ossos arqueados; Figura 5: diferença

Relacionados