Quadrinhos na sala de aula - Uma decodificação prezerosa

2486 palavras 10 páginas
1. APRESENTAÇÃO
A ideia de desenvolver o projeto de oficina “Quadrinhos na sala de aula – Uma decodificação prazerosa” surgiu a partir da constatação de problemas de adequação pelos quais as aulas de língua portuguesa vêm passando, principalmente nas escolas públicas, visto que a linguística, há alguns anos, passou a questionar o sistema de ensino baseado na gramática normativa e no tradicionalismo.
As histórias em quadrinhos são hoje, mais um recurso didático para ser usado em sala de aula e sua leitura não só é recomendada, como deve ser adotada em sala de aula como mais uma ferramenta de aprendizagem, pois abordam temas variados de maneira lúdica e divertida. A principal preocupação dos professores é com a escrita e leitura de seus alunos, mas um ponto que não pode ser esquecido é a interpretação. O fato de ler, não quer dizer que foi compreendido, um problema que atinge grande parte dos alunos, o que dificulta a assimilação dos conteúdos transmitidos e consequentemente a absorção do conhecimento.
Levando em consideração estes dados, optamos por trabalhar com as histórias em quadrinhos por acreditarmos que elas facilitam o entendimento dos assuntos abordados pelo professor por utilizarem-se das linguagens visuais e textuais, proporcionando uma melhor interpretação destes assuntos. O projeto de oficina é direcionado a alunos de séries finais do ensino fundamental, podendo também ser aplicado a alunos de primeiro ano do ensino médio de escolas públicas, em um grupo de aproximadamente trinta alunos. Não há uma instituição específica, pois entendo que a aplicabilidade deste, seja viável a qualquer instituição. A orientação do projeto é feita pela professora Drª. Nóris Eunice Wiener Pureza Duarte e será ministrado pela acadêmica Angelita de Freitas durante o segundo semestre de 2013, tendo como objetivo a aplicação de 04 horas/aula em um único encontro.

2. JUSTIFICATIVA
Senti a necessidade de buscar alternativas para despertar o interesse do

Relacionados