Quadrilhas juninas

Páginas: 8 (1960 palavras) Publicado: 19 de agosto de 2012
Quadrilhas matutas: A quadrilha junina, matuta ou caipira é uma dança típica das festas juninas, dançada, principalmente, na região Nordeste do Brasil. É originária de velhas danças populares de áreas rurais da França (Normandia) e da Inglaterra. Foi introduzida no Brasil, mais precisamente no Rio de Janeiro, possivelmente em 1820, por membros da elite imperial. Durante o Império, a quadrilha eraa dança preferida para abrir os bailes da Corte. Depois popularizou-se saindo dos salões palacianos para as ruas e clubes populares, com o povo assimilando a sua coreografia aristocrática e dando-lhe novas características e nomes regionais.

No sertão do Nordeste encontrou um colorido especial, associando-se à música, aos fogos de artifícios e à comida da Região. Como as coreografias eramindicadas em francês, o povo repetindo certas palavras ou frases levou também à folclorização das marcações aportuguesadas do francês, o que deu origem ao matutês, mistura do linguajar matuto com o francês, que caracteriza a maioria dos passos da quadrilha junina. A criatividade popular encarregou-se de acrescentar novos passos como Olha a chuva! É mentira, A Ponte quebrou, Nova ponte, Caminho da roçae também outros figurantes como os do casamento matuto: o noivo e a noiva, o padre, o pai da noiva, o sacristão, o juiz e o delegado.
Quadrilhas estilizadas: Há atualmente uma nova forma de expressão junina, a quadrilha estilizada, que não é uma quadrilha matuta, mas um grupo de dança que tem uma coreografia própria, com passos criados exclusivamente para a música escolhida, como num corpo debalé. O grupo incorpora alguns personagens como Lampião, Maria Bonita, sinhozinho, espanholas e ciganas. Os seus trajes lembram roupas típicas do folclore dos pampas gaúchos.

Músicas: As musicas juninas tem que ser de um estilo bastante animado, que possa causar aquela sensação de dança. Exemplo de banda junina: Canários do reino, muito usada em quadrilhas matutinas e em festas juninas.
principaissímbolos das festas juninas.
Fogueira: Representa proteção contra os maus espíritos, acredita-se purificar o local e sinal de agradecimentos aos santos.
Fogos de artifícios: Leva para longe os maus espíritos.
Quadrilha: Dança típica francesa, tem o significado de agradecimento aos santos juninos que são: Santo Antônio, São João e São Pedro.Aqui no Brasil a quadrilha ficou popular e atualmenteé dançada ao ar livre.
Casamento: Acredita-se que o casamento simboliza uma homenagem a uma jovem francesa, que ficou grávida e foi obrigada a casar.
Mastro: Outro símbolo que está relacionado com a fé, o mastro está ligado aos cultos agrários, onde eram realizados agradecimentos à fecundação das sementes.
Bandeirinhas: No início das comemorações da Festa Junina os desenhos de santos ou frasesreligiosas eram lugar certo nas bandeirinhas, hoje vemos apenas cores nada mais.
Pau de Sebo: É um mastro untado de sebo com um prêmio no topo, para quem alcançar.
Lavagem do santo: Normalmente é feito antes da meia noite, a imagem é molhada num lago ou riacho com uma bacia d’água, logo após banha-se as mãos, pés ou outra parte do corpo para buscar proteção divina.
Simpatias: Como de costumeessa época do ano atrai muitas pessoas que acreditam e buscam simpatias, seja para trazer sorte no amor, etc.
Jogos de Festa Junina: Tiro ao alvo, Pescaria, Boca do palhaço, Valeta, Argola.


BIOGRAFIA

Santo Antônio- nasceu em Lisboa, Portugal, dia 13 de setembro de 1195, e morreu com 36 anos, dia 13 de junho de 1231, nas vizinhançasde Pádua, Itália. Por isso, é chamado Santo Antônio de Lisboa e Santo Antônio de Pádua, um dos santos mais populares da Igreja, ‘o santo do mundo todo’ chamou Leão XIII.
Filho de Martinho de Bulhões e Teresa Taveira, de famílias ilustres, recebeu o nome de Fernando no batismo. Aos 15 anos, entrou no convento da Ordem dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho, nas proximidades de Lisboa. Aí...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Quadrilhas Juninas
  • Quadrilha Junina
  • tudo para quadrilha junina
  • Quadrilha junina no rio de janeiro
  • Projeto de quadrilha junina estilizada
  • Origem da Quadrilha Junina
  • QUADRILHA JUNINA PAIXÃO CAIÇARA
  • projeto da quadrilha junina

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!