Quadrilátero de wesley

Páginas: 7 (1547 palavras) Publicado: 4 de agosto de 2011
O Quadrilátero de Wesley

1 Timóteo 3:14,15 – “Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, e que desde a infância sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela que há em Cristo Jesus”.

Desde a reforma, os protestantes elevaram as Escrituras ao lugar de primazia na igreja: o sermão finalmente substituiu amissa como ponto central do culto e uma Bíblia aberta substituiu o altar nas igrejas. Obtivemos muitas vitórias e conquistas desde então. Entretanto, a Ciência mãe, a Teologia, está perdendo cada vez mais seu lugar em meio ao povo evangélico. Não são poucas as denominações que estão descartando a formação teológica como pré-requisito para a ordenação de pastores. M. James Sawyer faz a seguinteanalogia acerca de sua importância para o crente:

“Podemos ilustrar a importância da teologia por meio do esqueleto e da água viva. Quando olhamos para um esqueleto, temos razão suficiente para pensar que ele esteja morto. A vida que uma vez manteve aqueles ossos unidos se foi, e eles agora estão unidos por meio de parafusos e arames. É assim que muita gente enxerga a teologia: algo sem vida, umacoleção de idéias unidas pelos meios artificiais de complexas racionalizações e argumentos. Vejamos a água-viva. Ela pode viver algum tempo na praia, mas não poderá fazer coisa alguma. Ficará deitada na areia, numa bolha pulsante, incapaz de fazer qualquer coisa, exceto, talvez, ferir alguém que passe por ali. A água-viva, como o esqueleto, tem um problema. Enquanto o esqueleto tem estrutura semvida, a água-viva tem vida sem estrutura. A falta de uma estrutura óssea faz que ela seja ineficaz para qualquer atividade em terra. Embora seja verdade que a teologia sozinha é sem vida, a vida espiritual sem estrutura é, na melhor das hipóteses, ineficaz e inútil para propósitos práticos. A resposta ao dilema é reunir a vida à estrutura que irá suportá-la. Uma estrutura como o esqueleto nospermitirá alcançar a tarefa de viver a vida, mas isso não significa que qualquer estrutura sirva, que uma estrutura seja tão boa quanto a outra”¹.

Por muitos anos, John Wesley foi visto apenas como um grande pregador, e não como teólogo de destaque que era. Após vários estudos dos escritos dele, essa avaliação mudou radicalmente nos anos mais recentes.

Ao discorrer acerca de teologia, Wesleydefendeu quatro fontes de autoridade em seus estudos, conhecidos hoje como o “Quadrilátero de Wesley”²: as Escrituras, a razão, a tradição e a experiência. Ao apelar para estas quatro fontes, Wesley fazia da Bíblia a autoridade primária e final e, considerava as outras três como essenciais na formulação da doutrina e em sua aplicação para a vida.

1. As Escrituras – Como dito anteriormente,Wesley considerava a Bíblia como primeira e final fonte de autoridade para a formulação de uma doutrina. Embora pareça contraditório, ele defendia que, a razão, a tradição e a experiência também eram fontes de autoridade. É peculiar de Wesley que, as Sagradas Escrituras compunham, portanto, a primeira fonte. Depois de avaliados os outros (três) critérios, a Bíblia fechava novamente o ciclo. Estaera então, a primeira e a última fonte de autoridade de acordo com seu raciocínio. Vemos muitos ensinamentos baseados em ordem diferenciada hoje em dia. Muitos valorizam mais as experiências em detrimento das Escrituras. Ele mesmo declarou: “Vocês correm o risco (...) a cada hora, se vocês divergirem, mesmo que pouco, das Escrituras; sim, ou do significado claro e literal de algum texto,compreendido em conexão com o contexto”. Outro dia ouvi de um pastor que, não há como haver apenas uma verdade, após questionar heresias que instalavam-se no seio da igreja, pois muitos interpretam a Bíblia a seu modo. Sim, e como diria o Mestre: “Errais, por não conhecerem as Escrituras e nem o Poder de Deus” (Mt 22:29). Vivemos em meio a “várias verdades”, entretanto a Bíblia não sustenta esta idéia, mas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • quadrilateros
  • Quadrilateros
  • Quadriláteros
  • Quadriláteros
  • Quadriláteros
  • wesley
  • quadriláteros
  • quadrilateros

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!