Qu mica Resumo Equilibrio Quimico Homog neo

2398 palavras 10 páginas
EQUILÍBRIO QUÍMICO HOMOGÊNEO
Introdução

Na ciência, a noção de equilíbrio é muito importante. Em Física se estuda o equilíbrio dos corpos, entendido como o resultado da ação de forças que se opõem e se anulam. Um exemplo interessante é o da evaporação da água. Uma poça d’água, por exemplo, evapora totalmente depois de algum tempo.
No entanto, se colocarmos água em um recipiente fechado, vamos verificar que a água também vai evaporando, mas, passado certo tempo, a evaporação parece parar, permanecendo o sistema indefinidamente nessa situação (se a temperatura não mudar). Afinal, o que realmente acontece dentro do recipiente? A partir do momento em que a evaporação e a condensação passam a ocorrer com velocidades iguais, dizemos que o sistema chegou a um equilíbrio.

Estudo geral dos equilíbrios

Em geral temos a ideia de que se misturarmos os reagentes em condições favoráveis a reação iria se processar até um ou mais reagentes acabarem. Isso, porém nem sempre acontece.

Conceito de Reações Reversíveis

Considere, por exemplo, a reação entre CO e NO2, em um recipiente fechado:

Pelas cores apresentadas, concluímos que a cor da mistura inicial (CO + NO2) é o vermelho-castanho intenso, e que a mistura final (CO2 + NO) é incolor. Sendo assim, se misturássemos quantidades estequiometricamente exatas de reagentes (1 mol de CO e 1 mol de NO2) e a reação fosse até o final, a mistura resultante (1 mol de CO2 e 1 mol de NO) deveria ser incolor; no entanto não é isso o que acontece: o que vemos, após certo tempo, é que a cor que o sistema passa a apresentar é o vermelho-castanho fraco, que permanece inalterado indefinidamente (se a temperatura permanecer constante). O que terá acontecido?
Será que a reação “parou pelo caminho”?

É importante também notar o que acontece com a reação inversa à mencionada:

Observe que tão logo a reação CO + NO2 começa a se processar, seus produtos (CO2 e NO) começam a reagir entre si, de acordo com a reação inversa CO2 + NO, regenerando as

Relacionados