Qu mica inorg nica de alex

2760 palavras 12 páginas
Química inorgânica é o ramo da química que estuda os elementos químicos e as substâncias da natureza que não possuem o carbono coordenados em cadeias, investigando as suas estruturas, propriedades e a explicação do mecanismo de suas reações e transformações. Os materiais inorgânicos compreendem cerca de 95% das substâncias existentes no planeta.
A química inorgânica baseia seus estudos, em compostos que não possuem cadeia carbônica ligada a átomos de hidrogênio. Dividida em alguns grupos principais: óxidos, sais, bases e ácidos (estes dois últimos, seguindo a teoria de Arrhenius).

Existem compostos formados por carbono que são estudados na Química Inorgânica, mas eles devem ter origem mineral. Um exemplo é o próprio carbonato de cálcio (CaCO3) já citado. Outros exemplos são carbonato de sódio – Na2CO3, bicarbonato de sódio – NaHCO3, ácido carbônico – H2CO3, dióxido de carbono – CO2, monóxido de carbono – CO, entre outros.
Uma característica importante dos compostos iônicos é que todos eles podem formar íons. Por essa razão, essas substâncias foram divididas em funções inorgânicas, que agrupam os compostos semelhantes em sua constituição e na interação com a água, de acordo com a teoria da dissociaçãoeletrolítica de Arrhenius:

ÁCIDOS Ácido é toda substância que em água produz o cátion H+.
Quando um ácido entra em contato com a água, ele se ioniza e libera H+.
Exemplos:
HCl + H2O → H+ + Cl-
HF + H2O → H+ + F-
H2SO4 → H+ + SO2-
Identifica-se um ácido com a presença de um H+ no lado esquerdo da fórmula.
As principais características dos ácidos são:
- sabor azedo em geral tóxicos e corrosivos; - conduzem eletricidade em solução aquosa (em água); - mudam a cor de certas substâncias (indicadores ácido-base, que são substâncias orgânicas); - reagem com base formando sal e água.
Utilidade
- Ácido sulfúrico (H2SO4) – produto químico mais utilizado na indústria, por isso o consumo de ácido sulfúrico mede o desenvolvimento industrial de um país. É

Relacionados