Qu Mica Geral Aula Pratica 01

Páginas: 2 (344 palavras) Publicado: 26 de março de 2015
Química Geral – Aula prática 01
Nossa primeira aula pratica de química geral tinha como objetivo observar a reação entre a mistura dos solventes dados e soluto, no caso a água destilada e aguarráscomo solventes, e cristais de permanganato de potássio como soluto durante um determinado período de tempo.
Ao misturar os nossos solventes com o soluto dado, podemos observar algumas reaçõesespecíficas.
Então vamos as minhas observações.
Solvente água destilada:
Ao misturar os cristais de permanganato de potássio com 15 ml de água destilada em primeiro instante durante 10 segundos, pude observaruma pequena dissolução instantânea, obtendo uma mistura de coloração lilás claro mais próximo da superfície. Mais ao fundo da proveta pude observar que a coloração era mais forte uma coloração quaseque roxa.
Deixamos a solução em repouso por mais 5 minutos, observei que a solução se manteve quase que do mesmo jeito. Apenas a coloração que tomou uma forma mais uniforme, tanto nas proximidadesda superfície que continuou com um tom meio que lilás, e ao fundo observamos uma mudança com respeito a espessura da faixa roxa que se formou ao fundo da proveta.
No inicio do experimento a faixa detom roxo escuro ao fundo da proveta era menos espessa, após 5 minutos o produto começou a se dissipar ocupando uma área maior do tubo de proveta.
Conclui assim que ao misturar cristais de permanganatode potássio em água pura destilada obtemos uma mistura homogenia, pelo que me pareceu supersaturada.
Solvente aguarrás:
A segunda parte do nosso experimento era misturar o soluto permanganato depotássio a uma pequena quantidade de solvente aguarrás.
Nesse segundo caso foi um pouco mais simples a observação, logo de cara pude perceber que a mistura permanganato de potássio em aguarrás se manteveestática, não ocorreu nem uma variação na mistura, os cristais se mantiveram intactos ao fundo do tubo de proveta.
Mesmo misturando a mistura com a baqueta de vidro não a nenhuma variação na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aula 01 Qu Mica
  • Aulas Qu Mica Geral
  • AULA 01 Introdu O Qu Mica
  • Aula 0 Aula Inaugural Qu Mica Geral
  • Relat Rio De Qu Mica Aula 01
  • Aula 1 e 2 Qu mica geral
  • exerc cios qu mica geral aula i4
  • Qu Mica Geral

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!