químico

Páginas: 5 (1075 palavras) Publicado: 28 de agosto de 2014
1)OS textos aqui citados podem ser considerados metalinguísticos, pois são poemas relacionados ao fazer poético. No primeiro texto, de Olavo Bilac, ele compara o poeta a um ourives (indivíduo que lapida formas brutas de matérias primas), ou seja, ao fazer um poema, tanto o ourives quanto o poeta buscam a perfeição, com trabalho cansativo e árduo. Neste poema, o estilo do fazer poético estádiretamente relacionado a escola literária a qual pertence, o Parnasianismo, o poeta utiliza as palavras como matéria prima, lapidando o poema até a forma mais perfeita (com rimas perfeitas, métrica perfeita, vocábulo culto). Notamos o fazer poético no texto nos seguintes versos:
1- Assim procedo.Minha pena
Segue esta norma,
Por te servir, Deusa serena, Serena Forma!
neste trecho, ele fala queao continuar escrevendo, a forma do poema é comparado a uma deusa, ou seja, a forma é de importância, onde o poeta esta a procura por esta forma perfeita.
2- E horas sem conto passo, mudo,
O olhar atento,
A trabalhar, longe de tudo
O pensamento
neste trecho, diz que o poeta trabalha duro, por horas e horas, com olhar atento, pesquisando a palavra perfeita.
3- Quero a estrofe cristalina,Dobrada ao jeito
Do ourives, saia da oficina
Sem um defeito:
para o poeta a estrofe se compara a um cristal, que do poeta saia sem nenhum defeito, que saia perfeito.
4- Vive! que eu viverei servindo
Teu culto, e, obscuro,
Tuas custódias esculpindo
No ouro mais puro
para o poeta, o ouro mais puro diz respeito ao poema perfeito, com rimas ricas, métrica perfeita e linguagem culta.
Assim comoOlavo, Paul-Marie Verlaine também fez uso da metalinguagem em seu poema, porém dessa vez com um fazer poético diferente, ele fala sobre a musicalidade e ritmo usados nos poemas, isso se relaciona com a escola literária em que faz questão, o Simbolismo, que preza principalmente a musicalidade, pode-se observar facilmente essas alusões com os exemplos citados abaixo:
1-Antes de tudo, a musicapreza
portanto, o ímpar. Só cabe usar
neste trecho, fala que antes de tudo prezasse a música, isso como principal fator
2-Escolher palavras é preciso,
mas com certo desdém pela pinça;
nada melhor do que a canção cinza
neste trecho ele fala que escolher as palavras é importante, não com tanto rigor, assim, desprezando o estilo Parnasiano, ainda fala que a música é melhor do que escolherpalavras, exaltando o Simbolismo.
3-Música ainda e eternamente!
que teu verso seja o voo alto
Neste trecho ele afirma que a musicalidade usada nos poemas simbolistas é um fator importante para o poema, sempre tendo que existir.
4- O próprio título já carrega um ideia de fazer poético, "Arte Poética", dado um sentido de explicar pelo poema a ação de fazer poemas.
No terceiro texto, Antífona,possui um caráter metalinguístico, e isso pode ser notado nos seguintes exemplos:
1- No trecho "Fecunde e inflame a rima clara e ardente.../ Que brilhe a correção dos alabastros/ Sonoramente, luminosamente." Fala sobre inserir rimas e sonoridades ao poema, fazendo com que o texto ganhe ritmo e musicalidade. Isso esta relacionado com o período simbolista em que o texto pertence.
2-''Indefiníveis músicas supremas/Harmonias da cor e do perfume...''. Fala sobre como as harmonias entre as rimas podem influenciar na musicalidade do poema.
3- No trecho "Infinitos espíritos dispersos,/Inefáveis, edênicos, aéreos,/ Fecundai o Mistério destes versos/ Com a chama ideal de todos os mistérios" neste trecho, ele fala para adicionar mistério nos versos do poema.
4-No próprio título do poema,''antífona'', diz respeito a um canto religioso onde o padre repete versos de uma canção ou de um salmo e todos os fiéis repetem o mesmo, revelando uma musicalidade simples, que está diretamente relacionada com o Simbolismo, escola literária em que pertence.
2)-O uso de palavras rebuscadas, como nos exemplos:
''...Dormência de volúpicos venenos...'' (Antífona)
''Réquiem do sol que a dor da luz...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Quimico
  • Quimico
  • Quimico
  • Químico
  • Químico
  • quimicos
  • Químico
  • Quimicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!