Química

Páginas: 2 (350 palavras) Publicado: 31 de janeiro de 2013
Turma: 3001

Tema: Química e novos materiais.

Óculos de Sol instantâneo
Um grupo de investigadores da Universidade Aovama Gakuin do Japão desenvolveu um material que muda de cor quaseinstantaneamente de azul claro a azul escuro quando se expõe á luz ultravioleta (UVA), vice-versa. Este novo material fotocrómico pode ser útil tanto no armazenamento óptico de dados, como em óculos de sol.O engenheiro químico Jiro Abe e os seus colegas estudaram desde a mais de uma década as propriedades dos materiais fotocrómicos em relação a sua sensibilidade luminosa, especialmente derivada decompostos denominada hexaarylbi imidazole (HABI). No seu estado natural, HABI é incolor, mas quando a luz ultravioleta parte uma das uniões na molécula, produz-se uma versão azul da mesma. O problemaaté agora é que a transformação demorava bastantes segundos até ser completa, pelo que a única aplicação comercial era a produção de óculos de sol que se escurecem lentamente.
Através de simulações eexperiências de laboratório, tentando a adição de diferentes substancias, acabaram por encontrar uma, o ciclofano, que ao acrescentá-lo ao HABI faz que o processo se desenvolva completamente em cerca de30 milissegundos. E ainda, ao retirar a fonte da luz ultravioleta, reverte à mesma velocidade, ficando quase instantaneamente incolor outra vez. Para alem disto, tal como publicaram no Jornal daSociedade Americana de Química, o complexo é tão estável que podem ser repetidas milhares de vezes estas reações sem que haja mudanças de funcionamentos apreciáveis.

Amortecedores que produzemeletricidade
Uma equipe de estudantes do MIT inventou um amortecedor que aproveita a energia dos solavancos e protuberâncias das estradas, gerando eletricidade ao mesmo tempo em que desempenha, com maioreficácia do que aos amortecedores convencionais, a sua função de suavizar as sacudidelas do percurso.
O projeto surgiu a partir de uma investigação sobre as perdas energéticas dos veículos....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • quimica
  • quimica
  • Quimica
  • QUIMICA
  • qUIMICA
  • quimica
  • quimica
  • quimica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!