Química

Páginas: 42 (10368 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
1 INTRODUÇÃO

A definição para palavra “lixo” no dicionário Aurélio é: “aquilo que varre casa, do jardim, da rua e se joga fora, ou entulho, ou tudo que não presta e se joga fora, ou sujidade, sujeira, coisa ou coisas inúteis, velhas, sem valor”.
Na pré-história os humanos não tinham o hábito de viver por muito tempo nos mesmos lugares e isso fazia com que não houvesse acúmulo de resíduosólido, eles viviam da caça e da pesca, portanto seus resíduos produzidos eram ossadas e instrumentos para convívio feito de pedra, sendo que eram logo decompostos pela ação do tempo.
O primeiro registro de depósito de lixo consta em 500 a.C., na cidade de Atenas, que se localizava à 2 km fora de Atenas. Em 1388 o parlamento de Londres proibiu o descarte de lixos nos rios. No ano de 1400 observou-se,em Paris, que o deposito de lixo fora da muralha estava atrapalhando defesa da cidade (MOURA, 2004).
As condições sanitárias da cidade industrial típica da década de 1830 eram péssimas. Elas geralmente não dispunham de abastecimento de água e esgoto – nem mesmo nos bairros onde as casas e apartamentos da burguesia e da elite estavam localizadas. Gradualmente, tais serviços foram instituídos nascidades, primeiramente nos bairros da elite e da burguesia, ao longo do século XIX (www.pensandoemudando.wordpress.com, 2013).
Somente em 1850 que houve uma maior noção que os lixos e as doenças então relacionadas. Os primeiros relatos de incineração estavam localizados na Inglaterra e em Nova York, por volta de 1874.
O acúmulo de resíduos passou a incomodar os habitantes das cidades o queproporcionou soluções utilizadas até os dias de hoje, como o aterro controlado que surgiu em Atenas a partir do controle de pragas, como ratos, baratas e outros insetos; com a cobertura dos lixos com camadas de terra.
Em 1970, nos Estados Unidos, foi instituído a Lei do Ar Puro que teve como impacto o fechamento de muitos incineradores e à proibição de queima do lixo a céu aberto.
A revoluçãoindustrial também foi responsável por aumentar a diversidade de resíduos gerados em regiões urbanas, sendo o lixo um grande revelador dos hábitos das pessoas. Apesar de o desenvolvimento econômico ser pensado no período da revolução industrial não se pensou em mecanismos de controle para as consequências desse desenvolvimento, como a geração e descarte de lixo.
O crescimento populacional começou acriar sérios problemas, quanto ao saneamento básico. A coleta de lixo era inexistente na maior parte das cidades. Habitantes da classe trabalhadora simplesmente jogavam seu lixo nas ruas – muitas, dos quais, não pavimentadas. Como consequência, doenças eram muito comuns na época, e a taxa de mortalidade era alta. Este problema era agravado com chuvas – que inundavam as casas da cidade com lamacontaminado com lixo e microorganismos causadores de doenças. Outras cidades, porém, coletavam o lixo das casas e os jogavam fora das muralhas da cidade. As cidades romanas, em especial, se destacavam por suas ruas pavimentadas e seus avançados sistemas de saneamento que não seriam ultrapassados em escala e tecnologia até o século XIX (www.limpabrasil.com, 2013).
No Brasil, o sistema de limpeza urbanafoi implantado em 25 de novembro de 1880 na cidade de São Sebastião, na época Capital do Império, com a aprovação do Imperador Dom Pedro II o qual assinou o decreto nº 3024, aprovando o contrato de “limpeza e irrigação” da cidade, que foi executado por Alexio Gary e mais tarde por Luciano Francisco Gary, tendo o sobrenome Gary que originado a denominação “gari” aos trabalhadores de limpeza públicanas cidades brasileiras.
Impulsionado pelo avanço tecnológico, o homem ampliou sua capacidade de alterar o meio ambiente de tal modo que consequências negativas como a exaustão de recursos naturais e a geração de resíduos, em larga escala se fazem sentir de modo drástico.
Atualmente, os produtos feitos pelo homem, ainda são fabricados a partir de recursos naturais, mas passam por tantas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • quimica
  • quimica
  • Quimica
  • QUIMICA
  • qUIMICA
  • quimica
  • quimica
  • quimica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!