química

Páginas: 4 (968 palavras) Publicado: 16 de dezembro de 2013
Introdução
A determinação de peróxido de hidrogênio em água oxigenada comercial, é feita a partir de determinações permanganométricas. Onde este método envolve uma reação de oxirredução em meioácido, reduzindo os íons MnO4- a Mn2+
Objetivo
Determinação do peróxido de hidrogênio em água oxigenada da marca Lapon por volumetria de oxi-redução.

Materiais
Bureta de 25,00mL
Balão volumétricode 100mL
Proveta de 100mL
Pipeta volumétrica de 10 e 25 mL
Béquer de 100mL

Reagentes
Solução 0,0200 mol L-1 KMnO4 padronizada
Solução de H2SO4 10% (v/v)
Água oxigenada Lapon 10 volumesFundamentação teórica
O peróxido de hidrogênio (H2O2) é encontrado na forma de solução aquosa, conhecido popularmente como “água oxigenada”, e são classificados conforme a concentração.Nos rótulos comercializados geralmente aparece a indicação do tipo de volumes que são: 10, 20, 30 - onde quanto maior o volume, mais concentrada é a solução. Quando a concentração de peróxido dehidrogênio for muito alta (100 volumes) a solução será do aspecto viscoso. Neste caso é usada em laboratórios e indústrias, se a concentração for 10 volumes será utilizado para ferimentos externos como agentebactericida, pois possui ação anti-séptica. Em decomposição do H2O2, os átomos de oxigênio são altamente reativos.
Sabe-se que o peróxido de hidrogênio é um agente oxidante, onde, quando utilizado omesmo para uma análise volumétrica, tem-se uma reação de oxidação e redução. Os agentes oxidantes e redutores devem ser estáveis no solvente usado – geralmente água – e a substância que se desejadeterminar deve estar em um estado de oxidação definido e estável, antes de se iniciar a titulação.
Em titulações permanganométricas, geralmente, não é necessário o uso de indicadores, pois um pequenoexcesso de titulante dá-se uma solução de coloração violeta clara, que indica o ponto final da titulação.
Uma das desvantagens do método permanganométrico é o fato do KMnO4 não ser um padrão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • quimica
  • quimica
  • Quimica
  • QUIMICA
  • qUIMICA
  • quimica
  • quimica
  • quimica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!