Química

Páginas: 4 (948 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2012
Sumário
INTRODUÇÃO 2
OBJETIVO 2
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 3
RESULTADOS 5
CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS 7

INTRODUÇÃO

Um cátion nada mais é que um átomo que perdeu elétrons em sua camada devalência, ficando assim com carga positiva. A análise sistemática de cátions é uma prática comum nos laboratórios de Química Analítica tanto na análise qualitativa realizada no meio acadêmico quantona indústria, na identificação dos mais diferentes tipos de amostras desconhecidas. Esta prática é fruto de um vasto conhecimento de química acumulado em décadas por inúmeros pesquisadores ecientistas que conheciam a reatividade de muitas classes de compostos orgânicos e inorgânicos, bem como a propriedade de muitos deles. Os íons dos metais alcalinos Na+ e K+ são os maiores cátions do períodoà que pertencem, possuem carga pequena e a estrutura de gás nobre. Por esses motivos, têm uma fraca atração por ânions e moléculas, e como consequência a maioria de seus sais são solúveis em água e seusíons raramente formam complexos. O íon amônio está incluído neste grupo porque apresenta propriedades semelhantes. Este grupo de cátions não possui um reagente específico para separá-los e aidentificação de cada um deve ser feita numa solução contendo todos os íons sem prévia separação

OBJETIVO

Estudar algumas reações dos íons da 1ª série e as condições experimentais (pH, temperatura) em que asmesmas devem ser realizadas, como o objetivo de utiliza-las na identificação destes íon em uma amostra.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

1. TESTES POR VIA SECA
PROVA DE CHAMA
Inicialmente, foi feitaa limpeza do fio de Ni-Cr utilizando HCl concentrado. O fio foi mergulhado no ácido e depois levado até a chama de bico de Bunsen até que não ocorresse a mudança de coloração da chama.
ÍON Na+
Apósa limpeza, foi colocada um ponta de espátula de NaCl sólido em um vidro de relógio. Em seguida, o fio de Ni-Cr foi mergulhado com HCL no NaCl, que foi levado à chama do bico de Bunsen.
ÍON K+...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • quimica
  • quimica
  • Quimica
  • QUIMICA
  • qUIMICA
  • quimica
  • quimica
  • quimica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!