Química

Páginas: 2 (316 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2012
ALUMÍNIO COMO SE FAZ

A reportagem da Discovery começa narrando a importância deste metal (alumínio). Informando que podemos encontrá-lo em praticamente tudo e cita alguns exemplos, desde portassanfonadas a aviões a jato.
Cita também suas principais características como a leveza, a força e a alta resistência a possíveis corrosões e rachaduras.
Relata que sua produção tem um alto custo, emcontrapartida, destaca que com o passar do tempo, esse alto investimento, acaba proporcionando uma economia extremamente considerável...
Segundo a reportagem o alumínio é o elemento metálico maisabundante do mundo e que respectivamente não ocorre em seu estado natural. Por que a fonte mais disponível de alumínio na verdade é a bauxita (sf (do top Les Baux+ita3) Miner Mistura impura de óxidos ehidróxidos hidratados, terrosos, de alumínio, que comumente contém compostos semelhantes de ferro e ocasionalmente manganês. É a principal matéria-prima para a fabricação do alumínio.
A bauxita émineirada principalmente em países tropicais e transportada para usinas especializadas.
O átomo de alumínio na bauxita está ligado a moléculas de oxigênio. Essas ligações tem que ser quebradas poreletrólise, para que seja produzido o alumínio puro.
Na sequência de produção a bauxita é moída, através de uma transformação química chamada de “Processo de Bayer”. Através desse processo é extraída aAlumina que é queimada em abrasadoras, pra que seja retirada toda e qualquer umidade.
Após a realização de todo o processo produtivo, em média foram utilizadas aproximadamente de 4 a 5 toneladas debauxita, sendo produzidas apenas duas toneladas de alumina, que por sua vez, produzem uma tonelada de alumínio.
São produzidos através desse minucioso e complexo processo, lingotes, folhas, blocos ou podeser utilizado diretamente em produtos semiacabados.
Citando como exemplo de produto final, os lingotes retangulares grandes, que podem pesar até 25 toneladas, passam por um espiral quente levando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • quimica
  • quimica
  • Quimica
  • QUIMICA
  • qUIMICA
  • quimica
  • quimica
  • quimica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!