Química

Páginas: 15 (3739 palavras) Publicado: 17 de maio de 2012
1- OBJETIVO GERAL

Conhecer métodos de destilação de misturas e substância; técnicas de manuseio e conhecimento de novos materiais.

2- INTRODUÇÃO GERAL
Destilação é um processo caracterizado por uma dupla mudança de estado físico, em que uma substância, no estado líquido, até atingir a temperatura de ebulição, transformando – se em vapor, e novamente resfriada, até que toda massa retorne aoestado líquido. A destilação é o método de separação baseado no fenômeno de equilíbrio líquido-vapor de misturas. Em termos práticos, quando temos duas ou mais substâncias formando uma mistura líquida, a destilação pode ser um método adequado para purificá-las: basta que tenham volatilidades razoavelmente diferentes entre si. Um exemplo de destilação que tem sido feito desde a antiguidade é adestilação de bebidas alcoólicas. A bebida é feita pela condensação dos vapores de álcool que escapam mediante o aquecimento de um mosto fermentado. Como o teor alcoólico na bebida destilada é maior do que aquele no mosto caracteriza-se aí um processo de purificação. Os primeiros estudos científicos documentados acerca da destilação surgiram ainda antes da Idade Média, por volta do ano 800, com oalquimista Jabir Jbn Hayyan (Geber), foi ele, inclusive, quem inventou o alambique, que é um aparato usado até hoje para fazer destilações de bebidas alcoólicas. Existem provas documentais de que os trabalhos destes alquimistas chegaram aos Árabes e os aparelhos que utilizavam para a destilação foram descritos por Marco Graco no século VIII, podendo considerar-se este como o primeiro documentohistórico sobre a destilação de vinhos, ainda que não mencione nada sobre as características do resultado obtido na destilação. Atualmente, existem diversas formas de destilações, cada uma com sua característica específica.
2.1 – Destilação Simples
A destilação simples é um método utilizado para separar misturas homogêneas do tipo sólido-líquido. Um exemplo de mistura homogênea de sólido + líquido éuma mistura de sal + água.
Na destilação simples, a mistura é aquecida e os vapores produzidos no balão de destilação passam pelo condensador, onde são resfriados pela passagem de água corrente. Os vapores então condensam e são recolhidos em um recipiente. A parte sólida da mistura fica no balão, pois a temperatura que se atinge no sistema não é necessária nem para derreter o sólido, quem dirávaporizá-lo. Simplificando, o sólido não é volátil e fica retido no balão e o líquido mais volátil é retirado em um recipiente após passar pelo processo, como é ilustrado na figura 1.












2.2 – Destilação Fracionada
É um método utilizado para separar misturas homogêneas, do tipo líquido-líquido. Exemplo de mistura deste tipo é o petróleo, ou uma simples mistura de água eálcool.
Na destilação fracionada os líquidos são separados através de seus pontos de ebulição, desde que eles não sejam muito próximos. Durante o aquecimento da mistura, é separado, primeiramente o líquido de menor P.E. (ponto de ebulição), depois o líquido de P.E. Intermediário e sucessivamente até o líquido de P.E. Maior. Utiliza-se uma Coluna de Fracionamento, ou uma Coluna de Vigreux acoplada naaparelhagem de destilação simples, como é ilustrado na figura 2.
















Figura 2
Destilação Fracionada

Na destilação fracionada, utilizando uma Coluna de Vigreux, como a da figura acima, é necessário levar alguns fatores em consideração. Nesta aparelhagem só há uma passagem para o vapor passar, quando ele é formado no balão volumétrico, ele passa pelo condensadorreto, condensando, ou seja, transformando em líquido que é recolhido em um recipiente.
No momento da destilação é necessário observar e anotar a temperatura do sistema de tempo em tempo, isso é feito para saber quando o vapor estiver sendo formado em um ponto de ebulição. No ponto de ebulição a temperatura ficará constante até que aquele líquido todo passe para o estado gasoso, após este...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • quimica
  • quimica
  • Quimica
  • QUIMICA
  • qUIMICA
  • quimica
  • quimica
  • quimica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!